10 melhores frases do Cazuza que fazem cada vez mais sentido

POR André Quincas    EM Entretenimento      04/02/16 às 15h36

Agenor de Miranda Araújo foi um cantor, compositor e letrista brasileiro que faleceu em 1990. Talvez você não o conheça pelo nome de registro, mas com toda certeza conhece por Cazuza. Considerado um dos maiores compositores da música brasileira, é autor de hits populares como "Exagerado", "Codinome Beija-flor", "Faz Parte do Meu Show", "O Tempo Não Para" e "O Nosso Amor a Gente Inventa".

Ele também ficou conhecido pelo posicionamento aberto acerca de questões como sexualidade e uso abusivo de drogas. Filho do produtor fonográfico João Araújo e de Lucinha Araújo, Cazuza recebeu o apelido antes mesmo de nascer. Em 1989 assumiu publicamente a condição de soropositivo e, como já mencionado, veio a óbito em 1990. Sua mãe fundou a Sociedade Viva Cazuza, que dá assistência a crianças e adolescentes carentes portadores do vírus HIV.

Entre os dizeres mais memoráveis do poeta Cazuza, selecionamos 10 que tornam-se cada vez mais compreensíveis na sociedade atual. Acompanhe:

1- "O que mais odeio é gente complicada e preconceituosa, hipocrisia e ser acordado. Nenhuma outra coisa consegue ser pior do que isso."

9

E com o advento das redes sociais encaramos a existência latente do preconceito e da hipocrisia. Como antes das mídias sociais esses sentimentos eram velados e agora a população passa a ser reconduzida à uma civilização plena, as queixas acerca do racismo, machismo e homofobia nossa de cada dia são vistas como "mi mi mi".

2- "Não adianta desperdiçar sofrimento por quem não merece. É como escrever poemas no papel higiênico e limpar o cu com os sentimentos mais nobres."

8

Essa frase é mais uma verbalização do sentimento de muitos que já sentiram angústia pelas expectativas criadas para algo ou alguém em dado momento da vida. Ela expressa o sentimento de muitos que já choraram por razões que, no fim das contas, não eram motivo para chorar.

3- "Acredite, existem pessoas que não procuram beleza, mas sim coração."

7

Desconstruímos cada vez mais as imposições de padrões estéticos e as pessoas buscam muito além do visual. Claro que não devemos generalizar. Pessoas visualistas sempre existiram e sempre existiram. Mas na medida em que as pessoas entendem como funcionam os mecanismos e argumentos dos meios de comunicação de massa, elas tendem a saírem da alienação.

4- "A vida é tão desconhecida e mágica, dorme às vezes ao seu lado... Calada."

6

E passa muito rápido. Você pode confirmar isso com qualquer pessoa mais experiente que esteja próxima a você. Ela vai provavelmente te dizer que é maravilhosa e passa rápido.

5- "Os idiotas são mais felizes. Eles não sabem que vão morrer."

5

Com cada vez mais gente gerando e compartilhando informação para muitas outras pessoas, constatamos que algumas pessoas preferem não se aprofundar em algumas questões existenciais e isso de fato torna a vida de alguém mais fácil.

6- "Estranho o teu Cristo, Rio. Que olha tão longe, além, com os braços sempre abertos, mas sem proteger ninguém."

4

Os braços do Cristo abertos sobre a Guanabara não garantem, infelizmente, a paz no Rio de Janeiro. Um dos cartões postais mais populares do mundo, tem referência cristã, mas está em uma cidade sitiada pela violência.

7- "Gosto dessa definição: abraço é o encontro de dois corações."

2

Os seres humanos são cenestésicos. Isso significa que um abraço demorado pode nos trazer impressões sensoriais que equivalem a uma troca de energia extracorpórea, aliviando tensões e diminuindo o stress.

8- "Que prazer mais egoísta o de cuidar de um outro ser, mesmo se dando mais do que se tem para receber."

cazuza06-original

Sabemos que todo tipo de relação é baseada em interesses mútuos e trocas. Independente do nível de relação. É sabido que não é inteligente nem salutar se desprender mais do que a outra parte em relações rasas. Tal atitude pode indicar um comportamento vicioso.

9- "A gente aguenta como dá, sorri falso enquanto pode, e finge que está bem enquanto consegue."

10

Você provavelmente há de se identificar com esse tipo de "mal necessário" à coexistência. Em tempos de pouca empatia, o ideal é aguentar como dar e ser grato por ter em quem confiar.

10 - "Que o dia nasça lindo para todo mundo amanhã. Com um Brasil novo, com uma rapaziada esperta!"

cazuza11-original

O desejo que Cazuza manifestava nos anos 80 ainda é a expectativa de muitos brasileiros. Já vivemos um estado de exceção onde a ditadura tolhia a produção artística e os debates intelectuais. Hoje em dia temos liberdade de expressão e cada vez mais consciência política para construir um país melhor. Você concorda?

Via   Pensador Uol     Frases Famosas  
André Quincas
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+