Pesquisas comprovam: voltar com ex é um erro

POR Pietro Bottura    EM Ciência e Tecnologia      19/12/14 às 20h19

Se você tem uma relação ruim com seu ex-atual ou como você preferir definir, saia dessa: finalmente, a Universidade da Flórida descobriu, através de pesquisas, que casais iô-iô sentem-se mais inseguros e infelizes, o que tende a levar a novas separações e à repetição do ciclo de termina-e-volta que provavelmente não é agradável pra ninguém.

A pesquisa foi conduzida pela filósofa e doutora Amber Vennum, que afirma que "relações cíclicas" geralmente estão fadadas ao fracasso, apesar de - é claro - sempre existirem exceções.

Apesar disso, nós não incentivamos que você conte com elas, já que dos 979 jovens analisados, todos com menos de 26 anos, havia 40% envolvidos com relacionamentos cíclicos. 14 semanas mais tarde, com uma nova pesquisa, dados como nível de confiança no parceiro, hábitos de relacionamento e nível geral de felicidade não haviam melhorado para quem estava numa relação do tipo.

A pesquisadora aponta que, apesar dos casais vai-e-volta geralmente durarem mais, são mais impulsivos e descontrolados, o que vira um problema ainda maior quando decisões grandes - como ter filhos ou dividir despesas e compras de bens caros - são colocadas na conta.

exwife-is-dying-win

Além disso, os participantes desse tipo de relação têm auto-estima reduzida, o que leva a um processo de destruição lento e gradual do relacionamento, já que a comunicação e o afeto são constantemente minados pela falta de confiança e carinho esperados de quem está numa relação a dois. "Pessoas em relações cíclicas se sentem muito mais inseguras. Elas não articulam de forma clara o que querem", explica Amber.

Apesar da pesquisa ter sido realizada com jovens, Amber também nota a existência de casamentos cíclicos - que geralmente terminam em separação litigiosa se o casal tiver se separado antes do casamento, e têm prazo de duração inferior a 3 anos. É claro que pra bom entendedor meia palavra basta, e todo mundo provavelmente conhece o bom e velho ditado: "se fosse bom, não era ex".

he-was-pretty-annoying-ex-wife-brother-in-law-demotivational-posters-1337812582

 

E confira aqui GIFs que vão fazer você lembrar do seu ou sua ex.

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+