Ciência e TecnologiaCuriosidades

10 mitos médicos que já deveríamos desacreditar no século 21

0

Não é a primeira vez que nós aqui da Fatos Desconhecidos falamos sobre o assunto “mitos”, caso você queira relembrar alguns desses momentos pode conferir as seguintes matérias: 10 mitos sobre o sexo que você precisa parar de acreditar; 10 mitos sobre a relação sexual que muita gente acredita até hoje; 9 mitos e duras realidades sobre o envelhecimento que todo mundo precisa encarar; 6 mitos populares pelo mundo que muita gente acredita.

Não apenas, também já falamos sobre mitos médicos, em 5 mitos relacionados à saúde que confundem até mesmo os médicos. Como bem sabemos, a ciência ainda esconde muitos mistérios, que haverão de ser descobertos, um dia. Enquanto isso, as crenças populares tem sua força. Porém, é preciso entender que muitos desses mitos já foram desacreditados pela própria ciência.

Também é importante lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem. Sendo assim, nós aqui da redação selecionamos uma listinha com 10 mitos médicos que já deveríamos desacreditar no século 21. Confira:

1 – Estresse e alimentos picantes causam úlceras

01

As úlceras são, na verdade, causadas por uma bactéria chamada Helicobacter pylori. As úlceras são feridas que se desenvolvem na mucosa do esófago, do estômago ou na primeira parte do intestino delgado e, também, pode ser causada por determinados medicamentos, principalmente aspirina e comprimidos de ferro.

2 – As vacinas causam gripe

02

De acordo com a dra. Rachel Vreeman, apesar de o corpo poder reagir às vacinas com febre, essa crença de que causam gripe é mito. As vacinas contra gripe contém vírus mortos, que não podem “ressuscitar” para causá-la. Muitas pessoas também acreditam que as vacinas podem causar autismo, um mito que começou em 1998, após a publicação de um artigo. Mas, estudos já comprovaram que essa é uma falsa verdade, não existe qualquer ligação entre vacinas e o risco de desenvolver autismo.

3 – Estalar os dedos causa artrite

03

Não existe qualquer evidência médica que comprove. A artrite é causada quando o sistema imunológico ataca as articulações, é algo que está além de nosso controle. O que pode acontecer é alguma lesão nas articulações.

4 – Ler no escuro causa problemas de vista

04

Obviamente, se houver mais luz a leitura ou o simples ato de assistir televisão será mais confortável. Porém, fazê-las no escuro, ou com pouca luz, não afetará a saúde dos seus olhos. Isso porque os olhos são compostos de músculos, e como qualquer músculo podem estar tensos ou cansados, mas não se afetam de forma permanente por causa de má iluminação.

5 – Quando engolidos, os chicletes permanecem no estômago por 7 anos

05

Na verdade, muitos ingredientes da goma de mascar, como elastômeros, resinas e ceras, não são digeríveis. Mas isso não quer dizer que eles permanecem no estômago durante sete anos. Apesar de sua viscosidade e consistência, a goma de mascar passa sem grandes problemas pelo trato digestivo.

6 – Se manter acordado depois de uma concussão

06

Quando uma pessoa sofre uma concussão é preciso buscar ajuda médica, mas raramente é uma condição grave ou fatal. As pessoas tendem a acreditar que é preciso ficar acordado depois de sofrer uma concussão, mas esse é um pensamento equivocado. Essa é uma atitude necessária em determinados tipos de ferimentos, que envolvem hemorragias cerebrais, por exemplo, mas não se aplica a abalos “normais”.

7 – Flúor na água reduz o risco de cáries

Splash over bottle

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o fluoreto diluído em água não é uma forma de lidar com cáries, pelo contrário, pode apresentar alguns riscos à saúde. Na verdade, de acordo com estatísticas, ele pode causar danos significativos desde a fluorose dentária até danos na tireoide e até redução de QI.

8 – Usamos apenas 10% de nosso cérebro

08-2

Desde 1907 acredita-se que não usamos nosso cérebro por completo, mas apenas 10% de sua capacidade total. No entanto, atualmente, alguns cientistas já observaram em tomografias cerebrais, medindo a atividade cerebral, concluindo que essa ideia se trata de um mito, uma vez que não existem áreas inativas em nosso cérebro.

9 – Sol causa câncer de pele

09

Existem muitos equívocos sobre o melanoma (o tipo mais perigoso de câncer de pele). Melanoma é responsável por mais de 75% das mortes por câncer de pele e, embora muito se tenha avisado sobre a exposição ao Sol, não existem evidências para apoiar essa posição.

10 – Suplementos vitamínicos

10

Esses suplementos, nem sempre são eficazes, mas muitas vezes podem ser perigosos. Um estudo publicado em 2016 deu a entender que algumas mulheres mais velhas, que tomam suplemento de cálcio podem enfrentar um aumento no risco de demência. Outro estudo sugere que tomar doses elevadas de vitaminas podem estar ligados ao aumento do risco de cancro.

Ao longo dos anos esses mitos foram ganhando notoriedade e foram se enraizando na cultura popular, tornando cada vez mais difícil derrubá-los. E você, ainda acredita em algum deles? Em quais outros mais? Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

10 provas de que você não é normal

Artigo anterior

7 filmes de terror que fizeram espectadores irem parar no hospital

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido