10 partes do corpo humano que se tornaram inúteis

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      06/02/16 às 10h09

A seleção natural desempenhou o seu papel no desenvolvimento do homem moderno e  muitas funções e partes do nosso corpo humano, foram perdendo a suas reais utilidades, até chegarem a não serem mais uteis para nós. Ou vocês acham que as pessoas costumam tirar o siso apenas porque está incomodando?

Assim como o dente siso, vários músculos e outras partes do nosso corpo se tornaram inutilizáveis, mas não deixaram de estarem presentes no corpo humano.

Bom, por esse motivo nós separamos uma lista de 10 coisas estranhas da evolução que ainda permanecem em nossos corpos e provavelmente ainda vão demorar muito tempo para desaparecer. Confira:

1 - Terceira pálpebra

1

Se você prestar atenção no piscar de olho de um gato, você verá uma membrana branca atravessando seu olho, o que é chamado de terceira pálpebra. É uma coisa muito rara em mamíferos, porém comum em aves, répteis e peixes. Nos humanos essa terceira pálpebra tornou-se muito pequena, mas algumas pessoas tem essa terceira pálpebra visível. Existe apenas uma espécie conhecida de primatas que ainda tem uma terceira pálpebra funcionando, que é a Angwantibo Calabar, que vive na África Ocidental.

2 - Cóccix

2

O cóccix é o remanescente do que foi outrora, em tempos remotos, uma cauda humana. Ao longo do tempo nós perdemos a necessidade de  termos uma cauda, mas não perdemos a necessidade de termos um cóccix, que agora funciona como uma estrutura de suporte para vários músculos e ajuda ao sentarmos, não causarmos desconforto ao ânus.

3 - Músculo plantar

3

O músculo plantar é usado por animais para agarrar e manipular objeto com os pés, tipo os macacos que usam os pés tão bem quanto usam as mãos. Os humanos possuem esse músculo, mas é tão inutilizável para nós que quando os médicos precisam de tecidos para reconstrução de outros órgãos, eles pegam do músculo plantar.

4 - Dente siso

4

Os primeiros seres humanos comiam muitas plantas, e precisavam comer o suficiente para obter todos os nutrientes necessários. Por isso, os dentes sisos eram muito usados, para nossa mastigação ser mais produtiva. Mas a evolução fez suas seleções, nossas dietas mudaram e nossos queixos estão um pouco  menores, tornando o dente siso desnecessário.

5 - Amígdalas

5

As amígdalas são famosas por serem removidas assim que dão uma inflamadinha, isso porque apesar delas protegerem a vias respiratórias elas não possuem uma função assumida depois que a pessoa passa dos 3 anos de idade. Então a partir desse momento, em qualquer momento que elas causarem problemas, é indicado remove-las.

6 - Músculo eretor de pelos (arrepios)

6

Os seres humanos sentem arrepio quando estão com frio, com medo, com raiva, ou quando sentem admiração. Muitas outras criaturas também sentem arrepios pela mesma razão, é por isso que um gato ou um cão ficam de cabelos em pé e os espinhos de um porco-espinho levantam abruptamente quando se sentem ameaçados. Os pelos se arrepiam, como uma resposta ao medo, para aparentarmos maiores e assustarmos os ‘inimigos’. Isso se vivêssemos em condições selvagens, como os demais animais. Os arrepios não tem mais essas funções em nós, por vivermos com roupas e não precisarmos ‘parecer maiores’, pois não temos predadores naturais.

7 - Músculo palmar longo

7

Um músculo completamente inútil que se estende entre o flexor ulnar do carpo e o flexor radial do carpo. Cerca de 14% da população mundial tem músculos palmar longo, mas que não afeta sua força no braço. Este músculo, já foi útil quando os nossos antepassados, pode-se sentir esse músculo quando fazemos flexão. Você pode até sentir ele palpitando, e por isso alguns médicos o confundem com nervo.

8 - Seios paranasais

8

Seios paranasais são praticamente espaços cheios de ar encontrados em torno da cavidade nasal. Anteriormente, os seios paranasais foram responsáveis por nosso senso de cheiro que permitia que nossos antepassados os usassem para caçar. No entanto, alguns acreditam que os seios paranasais servem como aumento de ressonância da nossa voz, regular a pressão, aliviar o peso na frente do crânio, entre outras coisas.

9 - Músculo Subclávio

9

O músculo subclávio é um pequeno tendão triangular que se estende entre a primeira costela de a nossa clavícula. Quando deitamos sobre nosso ombros, o músculo ajuda a transportar os nossos ombros para frente e para baixo, pressionando os ombros. Esse músculo foi útil quando os seres humanos primitivos andaram de quatro, mas hoje praticamente não tem utilidade. Esse músculo não é encontrado em todas as pessoas, alguns tem e outros não.

10 - Mamilo masculino

10

O mamilo se desenvolve quando ainda somos feto, mesmo antes de determinar o sexo. É apenas na 6º semana que os hormônios masculinos, como a testosterona, começam a se formar. Neste ponto, os mamilos masculinos param de se desenvolver, mas as vezes tecidos de gordura se acumulam ao redor do mamilo fazendo o mamilo inchar e tornando-se aparentemente semelhantes aos seios femininos. Na puberdade, os níveis elevados de estrogênio também podem conduzir o inchaço em volta dos mamilos. Embora não tenha nenhuma função, os mamilos masculinos são muito sensíveis e podem desenvolver câncer de mama.

E aí amigos, já sabiam que todos essas partes do nosso corpo são inúteis? Comentem aqui pra gente!

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+