• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

10 produtos que você compra enganado pelos fabricantes

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      07/07/14 às 23h13

Você costuma ler rótulos de produtos quando vai às compras? Se você for como a maioria das pessoas, a resposta para essa pergunta é "NÃO".

Acontece que as descrições dos produtos que consumimos não servem apenas para quem está fazendo dieta. Mais que os valores calóricos, os rótulos podem nos contar sobre a composição dos alimentos que estamos levando para casa e, nesse caso, a surpresa pode ser grande!

Muitas vezes você não percebe, mas a verdade é que está sendo enganado pelos fabricantes e suas "letras miúdas". Isso porque, nem sempre a carne é mesmo carne, o leite é mesmo leite de verdade e assim por diante.

Confira na lista a seguir os produtos que mais costumam passar seus consumidores para trás:

1. Hambúrguer da picanha

1

Para você que acha que está comendo a carne nobre, fique sabendo que o fabricante avisa do erro em letrinhas miúdas. A descrição conta que o alimento é feito de uma mistura de carne bovina com carne de frango, com sabor artificial de picanha.

2. Mussarela de búfala

2

Então, de leite de búfala mesmo, ela quase não tem nada. Isso porque grande parte dos fabricantes desse produto costuma usar até 80% do leite bovino na composição do queijo. Tem base?

3. Mostarda

3

Uma dica para saber o que você anda comendo é ler o rótulo: os ingredientes mais presentes no produto estão descritos em ordem de importância nos rótulos. No caso do molho de mostarda, por exemplo, a sequência apresentada na maioria dos produtos é "água, vinagre, açúcar, amido e sementes de mostarda".

4. Linguiça calabresa

4

A tão famosa calabresa, nos supermercados, não é tão verdadeira assim. Aliás, logo atrás da carne de porco, seu rótulo informa grande quantidade de carnede  aves em sua composição e, claro, proteína de soja! Gostou de saber disso?

5. Leite com chocolate

5

Saiba que as "bebidas lácteas" não são, necessariamente, feitas com leite. Elas costumam ser uma mistura de soro com leite.

6. Mel

6

O mel que você compra  baratinho no supermercado não é mel (surpresa)! Eles são, na verdade, uma mistura processada à base de glicose (ou seja, muito, muito, açúcar)!

7. Azeite

7

Se não estiver escrito na embalagem "azeite extra-virgem", esqueça! Provavelmente você anda comprando o que o mercado chama de óleo composto, que nada mais é que óleo de soja e uma partezinha de óleo de oliva.

8. Cerveja

8

As cervejas brasileiras, recentemente, já foram desmascaradas. Isso porque, segundo os alemães, a bebida verdadeira é feita apenas com água, cevada e lúpulo. Já, no Brasil, desde que não ultrapasse 45% da composição, a cerveja pode conter outros cereais... no caso, milho!

9. Iogurte

9

Esse é o mesmo caso do leite com chocolate, que comentamos acima. Se o rótulo descrever "bebida láctea fermentada", então não se trata de iogurte!

10. Requeijão

10

O que deveria ser feito apenas com derivados de leite, às vezes, vem com derivados vegetais, como amido, descritos em letras bem pequenas na embalagem. Fique de olho!

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+