• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Sabia que as plantas podem ouvir quando estão sendo comidas?

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      07/07/14 às 23h52

Essa história de que as plantas vivem "vegetando" pode estar começando a cair por terra. Isso porque pesquisadores da Universidade de Missouri-Columbia (MU) descobriram que as elas podem responder aos sons da mastigação das lagartas.

O barulho característico produzido pelos invertebrados enquanto se alimentam é capaz de estimular a produção de toxinas próprias de suas defesas naturais. Esse aliás, foi o primeiro registro científico sobre a reação das plantas frente a um predador.

1

Segundo os cientistas, para que o sistema de defesa dos vegetais seja estimulado, não é preciso nem que as lagartas realmente estejam se alimentando. Somente o som gravado e posteriormente reproduzido próximo a elas já foi o suficiente para que uma Arabidopsis - pequena planta que pertence ao gênero da couve e da mostarda - produzisse óleo de mostarda, um produto químico capaz de repelir os insetos.

Apesar dessa descoberta significativa, os estudos dos estímulos percebidos pelas plantas ainda continuam. A missão agora é saber o quanto elas são sensíveis e se, realmente, podem sentir dor e assim por diante.

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+