Mundo Animal

Conheça Darth Vader, o inseto marinho gigante da Indonésia

0

Diariamente, diversas coisas a respeito do reino animal são descobertas. Essas, muitas vezes, surpreendem até mesmo os estudiosos mais empenhados e acostumados com surpresas. Existem seres de todos os tamanhos, cores e formatos. Uma espécie descoberta “recentemente” é descrita de animais matinho que parecem baratas. Eles são conhecidos como isópodes gigantes Darth Vader e podem ficar do tamanho de um cachorro. Esses crustáceos chamados da ordem Isopoda tem cerca de dez mil espécies conhecidas pelo mundo. Podemos encontrá-los extremamente minúsculos ou medindo até 50 centímetros de comprimento.

Dentre os isópodes marinhos, o do gênero Bathynomus são os maiores. O mais recentemente descoberto foi encontrado no Oceano Índico em 2018. Ele está entre as maiores Bathynomus já vistas em um ambiente natural. Desde que viram esse ser, os cientistas e pesquisadores ficaram surpresos com tudo o que ele apresentava. Uma pessoa comum facilmente se assustaria com o Darth Vader dos oceanos, pois sua aparência não é nada agradável de se ver. Diante do animal, decidimos trazer mais detalhes sobre o mesmo para você, caro leitor. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, vamos lá.

Descoberta curiosa

Não importa o tamanho, os isópodes possuem diversos aspectos similares: quatro mandíbulas, olhos compostos, dois conjuntos de antenas e um corpo com sete seções, onde cada uma possui duas pernas, segundo a NOAA. 16 espécies de Bathynomus já foram descritas. Entre elas, sete são “supergigantes”, medindo cerca de 15 centímetros na idade juvenil e chegando a 30 cm ou mais na idade adulta. Esses dados foram levantados em uma pesquisa publicada no último 8 de julho na revista ZooKeys.

Darth Vader, a nova espécie

Os cientistas coletaram dois exemplares, um macho e uma fêmea, nas águas ao sul de Java. Foram encontradas entre 950 e 1.260 metros de profundidade. O formato do exoesqueleto da cabeça do B.raksa é diferente. Além disso, há também uma distorção nos segmentos abdominais e um grande número de espinhas abdominais. Isso leva a conclusão de que é uma nova espécie, segundo os pesquisadores.

Essa espécie ganhou o apelido de “Darth Vader dos oceanos”. Isso por causa da semelhanã de suas cabeças com o capacete do Senhor dos Siths. “A identificação desta nova espécie é uma indicação de quão pouco sabemos sobre os oceanos. Certamente há mais para explorarmos em termos de biodiversidade no fundo do mar em nossa região”. Essa foi uma declaração dara por Helen Wong, cientista do Laboratório Marinho Nacional da Ilha de St. John. Além disso, Helen é coautora da pesquisa sobre a espécie.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour pelas curiosidades do nosso site.

Conheça a história arrepiante de Marie Tussaud

Matéria anterior

10 sinais que seu cachorro pode estar com câncer

Próxima matéria

Mais em Mundo Animal

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.