• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

10 surpreendentes usos para a manteiga de cacau

POR Júlia Marreto    EM Ciência e Tecnologia      12/01/17 às 14h26

A manteiga de cacau é uma gordura comestível natural, extraída da semente do cacau. A árvore chamada Cacaueiro (Theobroma cacao) é nativa da Bacia Amazônica e amplamente espalhada pelas Américas. A manteiga de cacau é comporta por ácido palmítico, ácido esteárico e ácido oleico.

Sua composição permite que se diferencie de qualquer outro tipo de gordura vegetal, por se estável, com textura suave e rica em substâncias antioxidantes. A maneira mais comum de se encontrar a manteiga de cacau é em forma de "batom", para a hidratação labial. Mas esse não é o único uso desse produto. Existem várias outras opções, que podem te ajudar no dia-a-dia, para o seu uso.

Precisamos lembrar que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem. Sendo assim, nós aqui da redação da Fatos Desconhecidos selecionamos essa listinha com 10 surpreendentes usos para a manteiga de cacau. Confira:

1 - Evitar bolhas

01

Você acabou de comprar aqueles sapatos maravilhosos que tanto queria. Mas, nem sempre eles são tão confortáveis quanto bonitos, e quem sofre são nossos pobres calcanhares e dedos. Para evitar que o sapato machuque muito e para que bolhas não se forme, você pode aplicar a manteiga de cacau nos lugares onde o sapato está "pegando", assim ele não vai incomodar tanto na hora de andar.

2 - Tirar anéis

02

Colocar um anel muitas vezes é mais fácil do que tirá-lo. Isso acontece porque ao longo do dia nosso organismo acaba inchando um pouquinho, algo muito normal, causado pelos mais variados motivos. Quando um anel fica preso, a primeira coisa na qual pensando é usar sabão. Mas, outra opção é usar a manteiga de cacau.

3 - Disfarçar riscos em artigos de couro

03

Sapato, bolsa, acessórios de couro, querendo ou não sempre acabam com um risco aqui e outro alo, por mais cuidado que se tenha. Para disfarçar esses riscos você pode usar a manteiga de cacau, ela irá corrigir. Você também pode tentar esse "truque" em móveis.

4 - Curar cortes e picadas de insetos

04

Por ser um hidratante e suavizante, a manteiga de cacau ajuda a aliviar a coceira e o ardor de cortes e picadas de inseto, auxiliando na cicatrização. Também reduz a vermelhidão da pele.

5 - Manter as sobrancelhas arrumadas e diminuir o frizz

05

Se a sua sobrancelha tende a ficar bagunçada ao longo do dia, você pode passar a manteiga de cacau nelas e depois pentear com a escovinha ou o próprio dedo. Só não pode exagerar na aplicação. Já para diminuir o frizz dos cabelos você pode passar um pouco da manteiga no pente/escova e depois pentear os cabelos. Não passe direto nos fios, pois pode deixar o cabelo com um aspecto engordurado.

6 - Proteger cutículas

06

Sabe aquelas "pelinhas" que soltam por causa do ressecamento da pele, principalmente no inverno? Então, para hidratar suas cutículas e evitar que essas "pelinhas" soltem, basta passar manteiga de cacau ao redor das unhas.

7 - Improvisar um batom

07

Se aquela cor de batom que você tanto queria acabou ou você esqueceu em algum lugar, dá para improvisar um batom usando a manteiga de cacau. Para isso, basta misturar a manteiga com um pouco de sombra da cor desejada. Para aplicar nos lábios use um pincel.

8 - Hidratar os pés

08

Bem, se a manteiga de cacau hidrata os lábios e previne bolhas, porque não hidratar os pés também? Para potencializar os efeitos dos cremes contra ressecamento e rachadura dos pés use-a.

9 - Fixar sombra

09

Para que a aquela maquiagem magnífica dure a noite inteira, você pode usar a manteiga de cacau como sua aliada. Misture um pouquinho de manteiga de cacau com a sombra e aplique nas pálpebras, como de costume. Além de ficar mais tempo, ela também terá uma cor mais viva.

10 - Improvisar uma vela

10

Em casos de emergência, você pode fazer uma vela com o bastão da manteiga de cacau. Espete um fósforo no bastão e acenda. Se você precisar fazer uma fogueira ou colocar fogo em algo, passe um pouco de manteiga de cacau em uma bola de algodão e coloque fogo. O algodão irá pegar fogo rapidamente. O óleo da manteiga vai deixar a chama mais intensa.

Então pessoal, vocês já sabiam desses usos para a manteiga de cacau? Quais outros vocês conhecem? Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!




Matérias selecionadas especialmente para você

Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+