10 verdadeiros mitos que a ciência difundiu e que até hoje você acreditou

POR Eduardo Coelho    EM Curiosidades      19/08/15 às 16h11

Você é daqueles que acredita em tudo o que lê? Ou é daqueles mais céticos que precisam avaliar e pesquisar as fontes das coisas para estabelecer um veredicto? Provavelmente você vai se encaixar mais na segunda opção, assim como quem vos escreve. Mas vamos tornar esse questionamento mais 'next level'.

Podemos muito bem testar você com algumas perguntas pertinentes como: "Um raio nunca cai mais de uma vez no mesmo lugar"; O que essa frase em si transparece a você? É real? Ou você acha que é só mais um daqueles dizeres de crendices populares, para justificarem alguma atitude ou traquinagem questionável e não ter o risco de ser pego, ou descoberto?

Essas e muitos outros tópicos vamos apresentar pra vocês logo abaixo. E nós garantimos, alguns deles vão surpreendê-lo! Confira conosco:

1. A única construção visível pelo espaço é a Muralha da China

Em uma visão acima de  aproximadamente 400 quilômetros de altura, alguns tripulantes de experiências espaciais relataram que não era possível ver absolutamente nada, a não ser grandes porções de água e umas manchas nela, representando a superfície terrestre.

2. A água da descarga gira em sentidos diferentes dependendo do hemisfério

agua
Esse é o "Efeito Coriólis", que cadência qualquer corpo em movimento sobre a superfície terrestre em  mudar seu curso de acordo com o movimento rotacional na Terra, e que de fato faz com que a movimentação das coisas mudem de acordo com a posição acima ou abaixo da linha equatorial que divide o nosso planeta nos dois hemisférios.

Mas isso é pertinente a tudo. Não necessariamente à água, ou a descarga. Tornados e tufões, por exemplo, variam as direções de suas rotações de acordo com cada hemisfério.

3. As Pirâmides do Egito não podem ter sido construídas por seres humanos

200
Estudiosos de Amsterdã, voltados para a área da arquitetura e arqueologia, recriaram recentemente, possíveis cenários onde imagina-se que era viável a construção das pirâmides do Egito por ação humana, desde que os blocos de concreto estivessem sob algum tipo de aparato (que também poderia ser pertinente aos utilizáveis na época) e levemente úmidos.

4. Humanos tem apenas 5 sentidos

play-god

Aristóteles nomeou nossos 5 sentidos básicos, certo? Mas podemos chegar a ter quase vinte deles. Nesse montante podemos destacar os de níveis perceptivos, sinestesia, equilíbrio, entre outros.

5. Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar

Quebrem essa concepção, agora mesmo, oras! Assista esse vídeo relatando um dia de tempestade no Empire State Building, um imenso arranha-céus, localizado nos Estados Unidos.

6. Neurônios não podem se regenerar

thalamic neuron

De acordo com estudos realizados nos anos 90, os neurônios são capazes de se regenerar sim, e atingirem altos níveis de performance. Já podem marcar seus amigos do 4i20 e dar esperanças a eles! HAHAHA!

7. Água conduz eletricidade

Salty_8

Não, meus caros! Não é a água em si, são impurezas e sais contidos nela que são condutores de eletricidade. Ok?

8. Touros detestam o vermelho

Matador-Bull-Spain

Na verdade o touro odeia o movimento abrupto em sua frente, praticado pelo toureiro com aquele pano. Independente da cor.

9. Nunca acorde um sonâmbulo!

ivan-kramskoi-the-sleepwalker-1871-e1268348098167

Que nada! É a mesma sensação incômoda de acordar qualquer pessoa que esteja em um sono bastante pesado. Causa desconforto, claro, mas não acarreta mal algum. Encaminhe o sonâmbulo até sua cama e boa noite...

10. Fazer esse movimento com a língua é só para pessoas pré-dispostas geneticamente

Isso é falso! A habilidade pode ser adquirida e aperfeiçoada. Estudos que datam até mesmo de épocas longínquas como a década de 40, constataram que a habilidade poderia ser aprendida por 20% das pessoas, e que várias outras conseguiam desenvolvê-las em algum período da vida.

 

Esperamos ter ajudado vocês!

Até mais...

giphy

Eduardo Coelho
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+