Cientistas do Texas afirmam que psicopatas podem ser indivíduos imunes a bocejos

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      19/08/15 às 15h29

É só você começar a ler esta frase que já vai sentir vontade de bocejar. Pronto, acertamos? Pois bem!

Todo mundo já tem conhecimento de que o bocejo é um reflexo involuntário contagioso que está bastante ligado ao nosso sono. É por isso que é quase impossível você não resistir a um bocejo alheio vindo de qualquer pessoa que esteja próxima a você.

Por que o bocejo é contagioso? Por que que nós bocejamos? Essas pergutnas já foram respondidas aqui no site da Fatos Desconhecidos, você se lembra? Não? Então (Clique aqui e veja a matéria). Mas esse fator contagioso do bocejo pode não afetar algumas pessoas, os psicopatas. Sim. Você conhece alguém que possui uma aparência meio estranha e quer saber se ela é uma pessoa com este perfil, faça o teste e boceje na frente dela.

Um estudo publicado afirmou que psicopatas podem ser imunes a bocejos. Será mesmo? O que acontece?

12279282_mPBLO

Cientistas concluíram que psicopatas não sentem a necessidade de bocejar quando veem outra pessoa bocejando. É exatamente isso. Vamos te explicar. Pesquisadores da Universidade Baylor, no Texas, resolveram analisar 133 estudantes solicitando que eles respondessem a um relatório sobre personalidade psicopática. Os perfis dos jovens tinham a ver com personalidades psicopáticas já estudadas pela ciência, como egocentrismo, frieza, narcisismo, inconformismo etc.

O Estudo

11fwcjt5lgstqktywz45pkip4

Os estudiosos apresentaram vídeos de pessoas realizando várias expressões faciais, entre elas o bocejo, para os jovens. Eles perceberam que os participantes que mostravam sinais de psicopatia eram menos propensos a responder aos bocejos. Mas apesar de interessante, o estudo não é conclusivo. De acordo com um dos autores da pesquisa, Brian Rundle, "Se você não reage a um bocejo, não significa que há algo errado com você".

Ele afirmou que o bocejo está relacionado à empatia. O ato pode não afetar algumas pessoas, no caso os psicopatas, porque eles não reagem a alguns sentimentos humanos.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+