Enquanto a maioria dos heróis da DC combate vilões intergalácticos, sobrenaturais ou mitológicos, as histórias do Batman tendem a manter um pé na realidade. Sendo assim, normalmente vemos o Cavaleiro das Trevas lutando contra assassinos, corruptos e terroristas. Contudo, isso não torna seus adversários menos interessantes, muito pelo contrário. Há muito tempo, a galeria de vilões do Batman é considerada a melhor no universo de super-heróis. Isso provavelmente é resultado da forma como esses personagens são construídos, com complexidade e capacidade de despertar nossa empatia. Sendo assim, resolvemos reunir aqui alguns nomes de vilões que são capazes de nos emocionar mesmo andando do lado contrário da lei.

10 - Mulher-Gato

Certamente uma das personagens mais amadas da mitologia do Homem-Morcego, a Mulher-Gato conquista os fãs como ninguém. Embora atualmente Selina Kyke seja considerada uma anti-heroína, ela continua integrando a galeria de vilões do Batman. Aliás, ela vem se aventurando pelas joalherias e museus de Gotham desde 1940, quando estreou nos quadrinhos. Sendo assim, flertando tanto com o bem quanto com o mal, a Mulher-Gato se mostrou uma das personagens mais complexas da DC e se estabeleceu como um membro valioso da Bat-Família.

9 - Senhor Frio

O alter ego de Victor Fries pode até ter um coração frio, literalmente, mas sua motivação para os crimes que comete é amplamente capaz de despertar a empatia - e talvez lágrimas - nos fãs de quadrinhos. Preso em um mundo de temperaturas abaixo de zero, ele está isolado do resto da humanidade. Sendo assim, ele e é um homem solitário abandonado em uma ilha de gelo. No entanto, muito além disso, ele é uma alma torturada tentando curar sua esposa em estado terminal. Assim, o Senhor Frio se tornou um dos vilões mais agradáveis, porém incompreendidos.

8 - Maxie Zeus

Publicidade
continue a leitura

Aqui também temos outro vilão criado pela dor do luto. Em suma Maxie Zeus se trata de um professor de história que perdeu o controle da realidade após a morte de sua esposa. A partir daí, ele passou a acreditar ser uma divindade. Contudo, ao invés de aderir ao egocentrismo característico dos deuses, Maxie contou com alguns momentos bastante nobres. Por exemplo, quando lúcido, ele converteu os lucros da venda de drogas na construção de uma escola estadual. Seu objetivo era administrá-la como uma escola particular, financiando educação de qualidade para as crianças de Gotham. Esse sim é um vilão cativante.

7 - Hera Venenosa

Ganhando cada vez mais destaque ao longo dos anos, Hera Venenosa pode até infringir a lei, mas deixa de ser por um bem maior. Como a maior defensora da flora do planeta, a personagem não tem receio de fazer o que for preciso para salvar a biodiversidade. Sendo assim, quaisquer sistemas, empresas ou indivíduos que entrem em seu caminho são considerados apenas danos colaterais. Visto que tudo que ela faz é em prol da Terra, fica meio difícil não gostar dela, né?

6 - Crocodilo

Se houvesse um concurso de vilão mais simpático, Crocodilo com certeza seria um forte concorrente. Apesar de sua aparência reptiliana despertar primeiras impressões equivocadas, ele é um tanto quanto sensível por trás da pele quase impenetrável. Sua história é repleta de drama, desde o bullying que sofria quando criança até uma situação de abuso familiar. Levando isso em consideração, faz sentido que ele tenha sucumbido à sua natureza animal. Apesar disso, em sua essência, ele permanece sendo humano e não uma fera.

5 - Rei dos Condimentos

Publicidade
continue a leitura

Você já tinha ouvido falar desse vilão? Não? Pois bem, nas histórias do Batman vemos um fluxo constante de palhaços assassinos, gangsters psicóticos e serial killers calculistas. Isso pode ser cansativo, certo? Sendo assim, uma hora ou outra os leitores acabam precisando de um alívio cômico, aí entra o Rei dos Condimentos. Resumidamente, os poderes desse personagem consistem em usar uma variedade de dispensadores de molho para induzir choque anafilático em seus inimigos. Todavia, a real ameaça está em suas piadas de qualidade questionável. Surpreendentemente, mesmo assim ele consegue despertar a simpatia dos fãs.

4 - Arlequina

Visto que a personagem passou de coadjuvante à quarto pilar da DC, nem é preciso destacar sua popularidade com os fãs, né. Considerada um ícone irreverente, Arlequina hoje é uma das personagens mais populares dos quadrinhos, superando todas as expectativas de seus criadores, que a imaginaram apenas para uma participação limitada em um episódio de Batman: A Série Animada. Embora muitos ainda a considerem uma extensão do Coringa, Arlequina já se mostrou, diversas vezes, muito mais que isso. É praticamente impossível não amá-la, sabe?

3 - Morcego-Humano

Assim como pudemos ver acima, um dos principais requisitos para que um vilão desperte empatia no público é uma motivação nobre. Diante de uma intenção relacionável fica mais fácil aceitar a transição do personagem para o lado sombrio da força. Coincidentemente, esse é o caso do Morcego-Humano. Alter ego de Kirk Langstrom, um zoólogo que acreditava ter encontrado a cura para a surdez, surgiu quando ele serviu de cobaia para si mesmo. Mal sabia ele que isso viria a transformá-lo em um morcego gigante que perambularia pelas noites de Gotham.

Publicidade
continue a leitura

No entanto, nossa simpatia pelo Morcego-Humano é resultado de sua relação com a família. Por exemplo, sua esposa, Francine, bebeu o soro para que eles pudessem ficar juntos. Além disso, quando o soro mais tarde causou doença em seu único filho, eles escolheram transformá-lo em um morcego para salvar sua vida. Para o Morcego-Humano, a família sempre vem em primeiro lugar.

2 - Ned Creegan

Ned Creegan conta com uma longa história no universo DC. Ele já usou três pseudônimos diferentes ao longo de sua existência, então você pode conhecê-lo como Bag O'Bones, Homem Ciclotrônico ou One-Man Meltdown. Independente do nome, ele continua sendo um azarão e sempre será. Mas, no fim das contas, é isso que nos faz simpatizar com ele. Afinal, quem não gosta de torcer pelo azarão?

Creegan conta com uma história de fundo bem trágica. Em suma, seus poderes lhe causaram uma doença terminal. Inclusive, em sua última aparição o vimos implorar ao Batman por ajuda médica. Em troca de terapia curativa, ele se ofereceu para voltar para a prisão e pagar por seus crimes. Creegan não foi visto desde então, o que nos mostra que é um homem de palavra.

1 - Ra's Al Ghul

É difícil nos fazer simpatizar com um gênio do mal imortal. Contudo, Ra's Al Ghul consegue despertar nosso fascínio. Talvez seja seu respeito duradouro pelo Batman que faz os fãs gostarem dele. Talvez seja porque ele toma decisões difíceis e desenterra verdades que a humanidade gosta de ignorar. É difícil explicar.

No entanto, embora seus métodos frequentemente envolvam assassinato em massa, seus motivos sempre contêm um elemento de verdade. Suas motivações acabam nos lembrando um pouco de Thanos na Saga do Infinito. Enfim, em uma galeria de bandidos de criminosos insanos, e com uma família de morcegos muitas vezes à beira do colapso, Ra's Al Ghul poderia ser considerado o mais são de todos eles.

Publicado em: 27/09/20 01h54