11 táticas que as cidades usam para controlar os cidadãos
Tempo de leitura:2 Minutos, 51 Segundos

11 táticas que as cidades usam para controlar os cidadãos

Se você fosse prefeito de uma cidade, o que você faria para que os desabrigados parassem de dormir nos bancos públicos? E para as pessoas pararem de colar panfletos nos postes? Bom, pode parecer algo sem solução, mas algumas cidades bolam algumas táticas geniais para solucionar problemas e controlar seus cidadãos. Vocês já leram a nossa matéria com as 7 cidades que pagam as pessoas para morar?

Tendo isso em mente, nós resolvemos trazer algumas dessas táticas para vocês, algumas que vocês podem até discordar, mas que não deixam de ser geniais. Então, caros leitores da Fatos Desconhecidos, confiram agora a nossa matéria com as 11 táticas que as cidades usam para controlar seus cidadãos:

1 – A repartição dos bancos públicos

Vocês acham que essas repartições nos bancos são feitas pensando no conforto dos cidadãos? Na verdade não, essas divisões são colocadas com o intuito de evitar que moradores de rua durmam nos bancos públicos. Bom, para alguns pode até ser uma solução, mas várias pessoas não se importariam de ver moradores de rua dormindo em bancos públicos.

2 – Bancos dos pontos de ônibus inclinados

A mesma coisa que acontece com o item anterior, também foi feita nos pontos de ônibus. Os lugares são feitos para se encostar enquanto espera o ônibus, evitando que pessoas que moram na rua se deitem nos pontos.

3 – Triângulos nas calçadas

Bom, pelo visto as pessoas realmente parecem não gostar de moradores de rua. Essas pirâmides foram colocadas para evitar que desabrigados dormissem nas calçadas. A pergunta que fica no ar é: será que nessas cidades eles ao menos tem um lugar para desabrigados? Nós esperamos que sim!

4 – Pequenos buracos nas lixeiras

Para que as pessoas parassem de jogar coisas muito grandes nas lixeiras públicas, a solução foi colocar lixeiras com buracos pequenos.

5 – Medida contra os skatistas

Um muro desse aí pode ser um verdadeiro paraíso para os skatistas mandarem suas manobras, e para evitar isso, a cidade de São Francisco, nos EUA, resolveu colocar essas barras para que os skatistas não andem nesses lugares.

6 – Escadas rolantes longe das entradas

Vocês já perceberam que em alguns shoppings as escadas rolantes são longe das entradas? Isso é feito para que as pessoas passem por mais lojas no caminho até a entrada, e assim incentive as pessoas a comprar mais.

7 – Pontes baixas

Para evitar que caminhões transitam por ruas muito estreitas ou lugares onde eles não devem transitar, as cidades fazem pontes pequenas, onde tais caminhões não consigam passar.

8 – Postes “anti-panfletos”

Com certeza vocês já viram milhares de panfletos colados nos postes espalhados pela sua cidade, coisas como “trago o seu amor de volta” sempre estão espalhadas em todo lugar. Como acabar com isso? Polos ásperos colocados nos postes evitam que os panfletos sejam colados.

9 – Luzes azuis nos banheiros

Na Suíça, alguns bares e pubs colocam luzes azuis nos banheiros para que usuários de drogas não consigam achar a veia para injetar, principalmente usuários de heroína.

10 – Câmaras falsas

Para desencorajar os criminosos, em algumas cidades são colocadas câmaras falsas nas ruas, mas na verdade elas não estão filmando nada.

11 – Janelas iluminadas

Alguns edifícios são construídos com grandes e iluminadas janelas para intimidar criminosos. Janelas assim os fazem sentir que estão sendo observados, fazendo com que eles se sintam ameaçados.

E aí, caros amigos, sabem de mais alguma que as cidades usam para controlar seus cidadãos? Comentem!