icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


12 astronautas que já visitaram a lua

POR PH Mota EM Ciência e Tecnologia 01/08/17 às 15h32

capa do post 12 astronautas que já visitaram a lua

Os entusiastas por astronomia sabem que Neil Armstrong pisou na lua pela primeira vez na marcante data de 20 de julho de 1969. Desde então, apenas outras 11 pessoas tiveram o prazer de sujar os sapatos de poeira lunar. Mas quem são eles?

Nós separamos uma lista para apresentar os únicos astronautas que já tiveram o prazer de pisar na lua. Eles são todos naturais dos Estados Unidos e nenhum pisou ali mais de uma vez. Dizer que o clube é realmente exclusivo é colocar as coisas de uma maneira até suave.

Então vamos conhecer esses felizardos espaciais!

1 - Neil Armstrong

Neil Armstrong foi o primeiro ser humano a tocar o solo lunar, em 20 de julho de 1969, na missão Apollo 11. Piloto, engenheiro e veterano de guerra, Armstrong foi o comandante da primeira missão que permitiu o homem na lua.

2 - Buzz Aldrin

Aldrin também fazia parte da missão Apollo 11 e pisou na lua logo depois de Newil Armstrong, entrando para a história como o segundo homem a registrar o feito.

3 - Pete Conrad

Pete Conrad era o comandante da missão Apollo 12, que também foi enviada para a lua em 1969. Pete é famoso por citar a frase de Armstrong ao tocar o solo do satélite: "Cara, pode ter sido um pequeno passa para Neil, mas foi longo demais para mim."

4 - Alan Bean

O piloto do módulo lunar que fez parte da missão Apollo 12 também pisou na lua durante sua chegada ao satélite. Bean se aposentou da NASA em 1981, depois de passar anos treinando astronautas para diferentes missões. Bean passou a se dedicar às artes depois de deixar a agência espacial.

5 - Alan Shepard

Alan Shepard chegou até a lua como comandante da missão Apollo 14. Além disso, ele já havia marcado a história da exploração espacial depois de ter sido o primeiro norte-americano lançado ao espaço.

6 - Ed Mitchell

Mitchel era o piloto do módulo lunar da Apollo 14, mas ganhou mais notoriedade mais tarde por conta de suas opiniões sobre OVNIs. Em 1972, ele fundou o Instituto de Ciências Noéticas, que busca uma integração de ciência e espiritualidade.

7 - David Scott

Depois de participar da missão Apollo 9 como piloto de módulo, ele finalmente chegou à lua com a missão Apollo 15, em 1971.

8 - James Irwin

Irwin era o piloto do módulo lunar na missão Apollo 15. Nas últimas décadas de sua vida, o astronauta seguiu suas crenças criacionistas e integrou várias expedições de busca pela verdadeira Arca de Noé.

9 - John Young

Durante a missão Apollo 10, Young já havia orbitado a lua, mas finalmente conseguiu tocar o solo do satélite depois de comandar a missão Apollo 16, em 1972. Em 1981, ele também comandou o primeiro voo de um ônibus espacial.

10 - Charles Duke

Charles Duke só alcançou a lua, de fato, quando participou da missão Apollo 16, mas também é conhecido por seu papel durante a missão Apollo 11. Quando a humanidade conseguiu pisar na lua pela primeira vez, Duke era comunicador de cápsula, transmitindo informações da viagem para o mundo todo.

11 - Jack Schmitt

Geólogo de formação, Jack Schmitt foi o primeiro cientista não só a pisar na lua, mas também a ser enviado para o espaço. Seus pés finalmente tocaram a lua em 1972, quando pilotou o módulo lunar da missão Apollo 17.

12 - Gene Cernan

O comandante da Apollo 17 foi a última pessoa a pisar na lua. Quando deu seu último passo no satélite e voltou para o módulo lunar, Cernan fez um famoso discurso na história da astronomia. "Enquanto eu dou o último passo humano nesta superfície, de volta para casa por algum tempo (mas imagino que não iremos demorar a voltar), eu gostaria de dizer que eu acredito que a história será gravada: o desafio de hoje da América construiu o destino do homem de amanhã. E, à medida que deixamos a lua no Taurus-Littow, nós saímos como viemos e, se depender de Deus, assim como voltaremos: com paz e com esperança para toda a humanidade."

Gostou de conhecer os poucos felizardos que tiveram o prazer de pisar na lua? Não deixe de comentar e compartilhar a matéria!


Próxima Matéria
avatar PH Mota
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest