Curiosidades

12 coisas que você não sabia sobre Cleópatra

0

Cleópatra foi e é uma das mulheres mais intrigantes e memoráveis de nossa História. Apesar de muito se falar sobre o poder de sedução da rainha egípcia, é preciso ressaltar que Cleópatra era uma mulher muito forte e inteligente, que comandou exércitos e que era uma verdadeira inspiração para seu povo.

Poliglota, sua destreza como governante tornou sua história lendária, e os romances que teria vivido, a tornaram inesquecível. Pensando em todos seus feitos, hoje trouxemos alguns fatos sobre a última governante da linhagem dos Ptolomeus, que reinaram no Egito por cerca de 300 anos, e que você pode não conhecer. Confira!

Fatos incríveis sobre a Rainha do Egito

1 – A família de Cleópatra, os Ptolomeus, migraram do Egito para a Grécia, e apesar de ter nascido no Egito, ela era, na verdade, de ascendência grega macedônia.

2 – O nome “Cleópatra” (em grego “Κλεοπάτρα”) significa “ela que vem do glorioso pai”.

3 – O nome de Cleópatra acabou se tornando um sinônimo de beleza e fascinação. No entanto, acredita-se que talvez ela não fosse tão bela assim, baseado nas moedas que tinham seu rosto estampado. Acredita-se que talvez ela tenha se feito parecer mais masculina para projetar um semblante mais poderoso.

4 – Acredita-se que para manter sua juventude, a rainha egípcia tomava banhos de leite regularmente.

5 – Cleópatra foi o primeiro governante ptolomaico que aprendeu a falar e a escrever em egípcio. Por 300 anos, sua família falou apenas em grego, de modo que certos documentos, incluindo a Pedra de Roseta, foram escritos tanto em grego, quanto em egípcio.

6 – A rainha egípcia também foi a primeira a abraçar os costumes e a cultura egípcia. O que incluía a adoração aos deuses egípcios tradicionais ao invés dos advindos da religião grega.

7 – Na verdade, Cleópatra não só adotou a religião egípcia como acreditava ser parte dela. Ela dizia imaginar que era a reencarnação da deusa egípcia Ísis.

8 – O pai de Cleópatra era o faraó Ptolemeu XII Auleta e sua mãe Cleópatra V Trifena. Era costume entre a realeza da época se casarem com seus próprios parentes, como uma forma de consolidar seu poder e riquezas dentro de suas famílias, e provavelmente, seus pais eram irmãos ou primos próximos.

9 – Cleópatra nasceu em 69 a.C. e teria morrido em Agosto de 30 a.C., com apenas 39 anos de idade por cometer suicídio.

10 – Segundo o poeta, historiador e filósofo, Plutarco, Cleópatra não falava apenas grego e egípcio. A rainha do Egito conseguia falar ao menos nove línguas. Com isso, ela podia se comunicar com generais e governantes de outros países sem a necessidade de um intérprete, o que teria lhe ajudado em diversas situações.

11 – Depois que seu pai morreu, Cleópatra, aos 18 anos, junto de seu irmão de apenas 10 anos, Ptolemeu XIII Téo Filópator, passaram a governar juntos o Egito. Por costume, ela foi forçada a se casar com ele.

12 – Mesmo após assumir o trono, Cleópatra deixou bem claro que não se sujeitaria a ser subordinada a seu irmão ou mesmo que compartilharia de fato o poder com ele. O nome dele foi apagado dos documentos oficiais e apenas o rosto da rainha aparecia nas moedas cunhadas durante seu reinado.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Marvel começa belíssima homenagem a Stan Lee nesta semana

Artigo anterior

Por que praticamente não existem alimentos azuis?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido