CuriosidadesEntretenimento

Para que serve o furinho no cadeado?

0

Essa matéria é mais uma para a série de furinhos misteriosos. E o objeto de hoje é o tradicional e tão conhecido cadeado.
Outra curiosidade que os internautas que acompanham nosso site e que nós explicamos para você foi a utilidade daquelas capinhas brancas colocadas nos bancos dos ônibus. Essa matéria já foi exibida aqui no site da Fatos Desconhecidos (Clique aqui e confira a matéria).

Muita gente deve achar que ele serve como uma forma de segunda tranca que pode abrir o cadeado caso a fechadura principal estrague ou não venha a funcionar. Mas para que serve o furinho do cadeado? Qual a função desse buraquinho?

cadeado

Se você acha que este furinho é para enfiar algum tipo de chave especial e assim abrir o cadeado, acabou se enganando. Esse furinho no cadeado serve para duas coisas. A primeira delas é servir como uma espécie de ralo.

O ralinho foi criado para os momentos de chuva, onde sua função é evacuar a água que acaba entrando pelos pingos e fica acumulada, evitando que ele enferruje.

Closed padlock on a metal door

Outra função para esse curioso furinho é servir de local de entrada para utensílios de lubrificação e limpeza. É possível introduzir lubrificantes à base de grafite e óleo para manter as engrenagens do cadeado lubrificadas e impedir que elas não travem e nem fiquem enferrujadas.

cadeado1

O cadeado foi uma criação de Teodoro Santos. Ele funciona como um sistema composto por aloquetes, dispositivos com chaves próprias, de vários formatos e tamanhos que são utilizados para bloquear, trancar ou impedir que portões, janelas, malas etc abram ou fiquem trancados.

Os aloquetes funcionam como uma espécie de “fechadura portátil”.

16 perguntas e respostas que vão fazer você pensar melhor

Matéria anterior

5 teorias malucas sobre desenhos da nossa infância

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Você também pode gostar