• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

12 fatos fascinantes sobre o Vietnã

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      17/09/18 às 17h16

Vietnã ou Vietname, chame como quiser, você sabe de que país eu estou falando. Quase todo mundo no Brasil já ouviu falar muito sobre a Guerra do Vietnã. O conflito armado que durou de 1959 até 1975 e destruiu os campos agrícolas do país, devastou milhares de casas, deixou 2 milhões de feridos e 1 milhão de mortos. Porém, as pessoas sabem muito pouca coisas sobre o país. Ou seja, tudo o que nós sabemos ou pensamos sobre o Vietnã, é aquilo que assistimos em filmes americanos ou o que aprendemos em séries documentais da Netflix. Porém, o Vietnã é muito mais do que aquilo que aparenta para nós. Isso acontece porque ficamos presos em uma imagem, que apesar de real, talvez não seja atual ou não é suficiente para dar uma visão geral sobre o local.

Se você se permitir sair do local comum e experimentar visões diferentes das quais está confortavelmente alinhado, pode ser que chegue mais perto da verdade e das delícias que o mundo pode te proporcionar. O melhor exemplo disso está no Vietnã. O país tem várias características não conhecidas muito interessantes. Culturas, tradições, locais, sabores, ou seja, uma porção de coisas para descobrir. Mas chega de enrolação, vem comigo que eu vou te mostrar alguns fatos fascinantes sobre o país

Fatos fascinantes sobre o Vietnã

1 - Alguns nomes são extremante comuns no Vietnã, consequentemente um deles nomeia quase metade de toda a população do país. Cerca de 40% da população do Vietnã tem o sobrenome Nguyen (Nguy?n) e 11%, o sobrenome Trân.

2 - Até metade do século 20, os vietnamitas tingiam seus dentes de preto. Essa prática era totalmente comum e era seguida porque acreditava-se que preservava os dentes e protegia de cáries. A mistura de extrato de limão, canh kien (resina extraídas das secreções de um inseto) e álcool de arroz, que deixava os dentes escuros, era preferência entre velhos e novos.

3 - Uma comida chamada "pho", ou macarrão de arroz, é a comida mais popular do Vietnã, podendo ser consumida tanto no almoço e jantar, como também no café da manhã.

4 - Hang Son Doong é uma caverna descoberta recentemente. Ela é a maior caverna do mundo. Para você ter uma ideia, ela suportaria dentro todo o Empire State. E advinha onde ela fica? Isso mesmo, no Vietnã.

5 - O Vietnã é um país declaradamente comunista. Se você andar pelo país, verá cartazes com símbolos comunistas por todo o território, e todo mundo está feliz.

6 - O Vietnã é o segundo maior exportador de café do mundo. Ele só fica atrás do Brasil.

7 - O chapéu do Vietnã é feito de bambu, amarrado com fios. O chapéu pontudo e triangular  é famoso por ser muito parecido com o chinês, porém com próprias peculiaridades.

8 - No Rio Mekong, no sudoeste do Vietnã, existe uma feira flutuante. Os agricultores se juntam todas as manhãs em seus barcos para vender frutas, vegetais, flores e artesanato.

9 - Em questão de higiene o país não é exemplo. Além das pessoas não terem o hábito de jogar lixo no lixo, deixando seus restos pelo chão, os homens têm o mal hábito de urinar em todos os cantos da rua.

10 - Quase 80% dos vietnamitas declaram não ter nenhuma religião e muito menos se consideram espiritualizados. Apesar disso, eles possuem altares em suas casas em reverência aos antepassados.

11 - Os vietnamitas adoram esportes, principalmente se for futebol ou vôlei. O voleibol local é chamado pepak takraw e é jogado com as pernas.

12 - Os homens do Vietnã usam suas unhas para indicar o seu alto grau social, pois unhas grandes significam que eles têm dinheiro e que não trabalham no campo ou usando a força.

Gostou da lista? Comenta com a gente e compartilha essa lista nas suas redes sociais.

Próxima Matéria
Via   DO     DF     CL  
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+