Entretenimento

12 programas de TV que foram sucesso na sua infância e precisam voltar

0

Aqui na Fatos Desconhecidos, a gente adora uma dose de nostalgia. Enquanto os cientistas e estudiosos não descobrem ou inventam uma forma de viajar no tempo, o único jeito possível para que a gente faça isso é pela mente. Por isso, lembrar do passado é uma ótima forma de conseguir sair de nossa consciência e reviver momentos marcantes de tempos que não voltam mais, ainda que só por alguns instantes na imaginação.

Nós já relembramos alimentos que fizeram parte de sua infância e desapareceram, além das propagandas que marcaram época na história da nossa televisão e aberturas de desenhos capazes de te fazer voltar para a infância.

Com tantas ferramentas para fazer a viagem no tempo por meio da mente, é até surpreendente que ainda tenha conteúdo para isso, mas a verdade é que o baú do passado pode ser muito mais cheio do que a nossa lembrança permite imaginar.

Por isso, vamos agora revisitar mais uma vez o passado, dessa vez por meio dos programas de televisão que marcaram época. Quem cresceu na frente da telinha entre as décadas de 80 e 90, certamente vai reviver vários momentos nostálgicos só pela lembrança dos programas.

1 – X-Tudo

O programa era voltando principalmente a crianças que estavam na fase da pré-adolescência e trazia informações diversas, misturando ciência, conteúdo do dia-a-dia, receitas e bom humor. O elenco do programa era liderado pelo ator e apresentador Gerson de Abreu, acompanhado do boneco X, que dava nome ao programa. Além de Gérson, vários outros nomes consagrados passaram pelo elenco, como Marcelo Mansfield, Márcio Ribeiro e Fernanda Souza.

2 – Banheira do Gugu

A Banheira do Gugu não era propriamente um programa, mas um dos maiores quadros de sucesso da história do Domingo Legal. Depois de conquistar espectadores de todo o Brasil, o programa chegou a ter problemas com a Justiça e precisou sair do ar. Recentemente, uma tentativa de reviver o quadro aconteceu, mas não com a força que ele merecia pela nostalgia que despertava no passado. Leia mais para saber por onde andam as modelos que fizeram sucesso na Banheira do Gugu.

3 – Disney Club

Uma das atrações mais populares entre o público infantil do fim dos anos 90 era o Disney Club. O programa simulava um grupo de crianças e adolescentes que invadiam o sinal de televisão fazendo uma transmissão ilegal diretamente da sede do CRUJ, ou Comitê Revolucionário Ultra Jovem. Além dos clássicos personagens Caju, Chiclé, Macaco e Maluca, o programa teve vários bordões marcantes e desenhos que marcaram época.

4 – Passa ou Repassa

Ainda hoje, vários programas de TV investem em games que simulam trechos do clássico Passa ou Repassa, trazendo quadros de perguntas e respostas ou variações de Torta na Cara. A verdade é que nenhum conseguiu reviver o espírito que o Passa ou Repassa original tinha, com perguntas que passavam de um grupo para o outro, tortadas que criavam um momento de terror no meio das questões e provas alucinantes que deixavam tudo mais emocionante na parte final.

5 – Topa Tudo por Dinheiro

Sílvio Santos é, sem dúvidas, um dos maiores apresentadores da história da televisão brasileira. Nos anos 90, parte de seu sucesso estava ligada à apresentação do programa Topa Tudo por Dinheiro, que misturava atrações no palco e transmissões de pegadinhas. Ainda hoje, quadros icônicos da época são sucesso no YouTube e até mesmo no próprio SBT, que gosta de relembrar trechos históricos em algumas transmissões.

6 – TV Colosso

“Atenção, tá na hora de matar o fome! Tá na mesa pessoal!” Essa era a frase que liberava grande parte das crianças que viam TV nos anos 90 para o almoço. Antes disso, o foco estava nas atrações do programa TV Colosso, que trazia personagens fantasiados e fantoches de cães para contar histórias inusitadas e piadas, sempre acompanhadas de desenhos animados que ajudavam a preencher o program a entreter o público.

7 – Casseta & Planeta

O humor da televisão brasileira deve mudo ao time que fez parte do Casseta & Planeta. Paródias de outros programas de sucesso da TV e críticas políticas bem humoradas ajudavam a guiar o programa, que também foi responsável pela criação de personagens originais icônicos, como Seu Creysson e o time de futebol Tabajara, por exemplo. É praticamente impossível lembrar de clássicos de nossa televisão sem mencionar os caras que ajudaram a moldar o formato de humor carregado de crítica.

8 – Você Decide

Você Decide ficou quase 10 anos no ar, com vários atores e apresentadores alternando no comando da atração, como Antônio Fagundes, Lima Duarte, Tony Ramos e outros. A emoção de acompanhar a história e poder influenciar diretamente no final, por meio de telefone, tomava conta dos lares de brasileiros por todo o país. Imagine o que o programa não poderia fazer na era da internet, em que as pessoas reagem ao vivo a tudo que acompanham nas telas.

9 – Perdidos na Noite

Antes de ser conhecido pelo Domingão do Faustão, Fausto Silva comandava um programa muito mais irreverente, que o ajudou a conquistar o Brasil. Com um ritmo muito mais controlado e definido hoje em dia, seria divertido ver o apresentador – ou outro substituto – no formato de muito mais rebeldia que marcou época na TV brasileira dos anos 80.

10 – Fantasia

Quem estava ligadinho na televisão nos anos 90 com certeza passou algumas tardes se divertindo com o programa Fantasia. A ideia era misturar várias modelos e apresentadoras num cenário casual e interagir com telespectadores, que participavam de diferentes jogos e brincadeiras ao vivo. A atração foi comandada por muita gente famosa e até mesmo pessoas que começaram ali uma carreira que viria ser de muito sucesso no mundo do entretenimento em nosso país. Confira como eram e como estão as apresentadoras do Programa Fantasia.

11 – O Mundo de Beakman

Aprender com O Mundo de Beakman fazia parte da rotina de toda criança, adolescente e até mesmo de alguns adultos nos anos 90. O ator Paul Zaloom interpretava o professor que dividia um laboratório científico com o rato Lester e suas assistentes de pesquisa, como Liza, Rosie e Phoebe. A ideia era tratar de todo conhecimento científico de forma simples e divertida, para informar crianças de uma forma que fugisse das regras da escola.

12 – Show do Milhão

Sílvio Santos marcou história na televisão mais uma vez quando colocou no ar o programa Show do Milhão. No jogo, os desafiantes tinham que responder perguntas de conhecimentos gerais e podiam contar com a ajuda da plateia, de universitários e da sorte nas cartas para tentar faturar o prêmio de R$ 1 milhão em barras de ouro.

De qual desses programas você gostava? Que outros marcaram época para você? Conte para a gente nos comentários.

Saiba como esse garoto salvou um ônibus cheio de crianças, depois que o motorista desmaiou ao volante

Matéria anterior

Por que não vamos com a cara de algumas pessoas sem ao menos conhecê-las?

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.