15 melhores e mais impactantes fotografias publicadas pela AFP em 2014

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      18/12/14 às 20h31

Quando você escuta a palavra "fotografia", você costuma se lembrar de quê? A maioria das pessoas provavelmente se recordam de momentos felizes e descontraídos, de uma viagem, de uma refeição tão bonita e saborosa que foi digna de um clique; do sorriso de um bebê e assim por diante.

Acontece, no entanto, que além desse estilo de fotos, existem também aquelas feitas para documentar e, acima de tudo, denunciar. Essas, por exemplo, são algumas das funções do chamado fotojornalismo, que  - de forma resumida - noticia o que acontece no mundo por meio de imagens fotográficas.

São imagens esportivas, de guerras, massacres, tragédias e tudo o que mais que aconteceu e que acontece por aí. E, embora nem sempre retratem momento felizes, servem para informar... embora tenha, também sua beleza, como você vai conferir hoje.

Abaixo, estão 15 das fotografias jornalísticas eleitas as melhores do ano de 2014, pela AFP, uma prestigiada agência de notícias francesa. Acompanhe:

1.

1

Uma curda, membro do Partido de Libertação do Curdistão, mantendo posição em Dibis. A foto, do dia 15 de setembro, registra a data em que os principais diplomatas do mundo anunciaram suporte ao Iraque contra o temido Estado Islâmico

2.

2

Em Ouagadougou, manifestantes pousam para foto com escudo policial, enquanto a rua está devastadas pelos confrontos do dia 30 de outubro. A intenção era comover o parlamento a mudar a Constituição, que permitia ao presidente Burquina Faso, Blaise Compaoré, ficar mais 27 anos no governo. Registro do dia 30 de outubro.

3.

3

O dia em que o carro do Kamui Kobayashi da Caterham, na Renault, saiu da pista, em Melbourne, na Austrália. Foto de 16 de março.

4.

4

Calçado, o homem se senta perto à vila de Mursitpinar, na província da Sanliufa, onde a luta segue intensa entre o Estado Islâmico e o combatentes curdos.

5.

5

Artilharia israelense nas proximidades da Faixa de Gaza, disparando cápsulas de 155 milímetros contra os palestinos.

6.

6

Crianças do grupo étnico Dinka, na cidade de Yirol, no sul do Sudão.

7.

7

Christian Sprenger , o campeão mundial australiano, nadando em uma sessão de terapia aquática para crianças especiais, no resort Marina Bay Sands, em Singapura.

8.

8

Membro da força de inteligência do Afeganistão apontando a pistola para o corpo de um rebelde, morto após o ataque de talibãs, no aeroporto da cidade de Kabul.

9.

9

O jogador uruguaio Luiz Suarez, às esquerda; reage ao impacto contra o italiano Giorgio Chiellini, durante jogo do Grupo D, na Copa do Mundo.

10.

10

Multidão em um parque aquático da província de Sichuan, na China. Os chineses enfrentaram forte calor durante o ano.

11.

11

Manifestantes, me Missouri, no dia 16 de agosto. O povo protestava contra a morte de Michael Brown, de 18 anos, morto pela polícia.

12.

12

Leng Yuting, uma chinesa de 26 anos, durante uma sessão fotográfica debaixo d'água, para o álbum de casamento.

13.

13

Policiais descansando, da forma que conseguiram se ajeitar, após protestos pró-democracia, no dia 23 de setembro, em Hong Kong.

14.

14

Veterinário examinando o orangotango macho, de 14 anos, encontrado com cápsulas de balas de armas de pressão no distrito de Sibolangit, na Ilha de Sumatra.

15.

17

Pequena palestina comendo em meio aos destroços de sua casa, em 2 de agosto, depois do ataque aéreo à cidade de Gaza, no meio da noite.

Continue lendo sobre o assunto. Confira também: 18 fotografias que vão deixar você sem palavras e 15 momentos raros da História registrados em fotografias.

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+