• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


15 tradições muito estranhas ao redor do mundo

POR Júlia Marreto    EM Mundo Afora      11/08/16 às 15h29

Quando pensamos em cultura logo nos vem à cabeça movimentos intelectuais, restringidos a pequenos grupos sociais, pelo menos é o que muita gente acha. Se você está familiarizado com o assunto, com certeza, sabe que não é nada disso.

A cultura se refere aos aspectos aprendidos pelo ser humano quando em contato social, aprendizado esse que é adquirido ao longo da vida. Sim, um grupo específico, quando em convívio acaba por desenvolver determinadas características, como por exemplo a linguagem e vestuário.

Os aspectos culturais são tanto tangíveis quanto intangíveis, ou seja, objetos/símbolos fazem parte do contexto tanto quanto ideias, normas, religiões, etc. São esses aspectos que constroem a realidade social de determinado grupo, fazendo com que valores e normas sejam estabelecidos.

São, justamente, esses valores que consideram um comportamento desejável ou indesejável (correto ou incorreto) por parte dos indivíduos que integram a sociedade em questão. Como exemplo próximo, podemos usar a honestidade, que em nossa cultura é uma característica altamente desejável.

Quando falamos sobre normas, se tratam de um aglomerado de regras que são definidas a partir dos valores de uma cultura, tem como objetivo regular o comportamento daqueles que naquela sociedade vivem. Ainda usando o exemplo da honestidade, em nossa cultura, esse princípio faz com que a desonestidade seja condenada, fazendo com que os integrantes de nossa cultura acreditem que "ser honesto" é o correto.

Devemos lembrar que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina àqueles que se identificarem. Como dissemos, a cultura depende do contexto no qual está inserido, essas normas e valores dos quais falamos variam de lugar para lugar.

Um ótimo exemplo é o Japão, aonde o valor da educação é extremamente forte, tanto que, quando um membro da família falha em algum exame escolar a vergonha cai sobre toda a família do estudante. Sendo assim, não é difícil entender porque para os japoneses é tão importante estudar e manter-se sempre com altos níveis de desempenho acadêmico; a pressão social exercida por esse valor é tão grande que o número de suicídios envolvendo falhas escolares cresce a cada ano.

Você deve estar achando que eles são "loucos" por, se quer, pensar em suicídio por falhas escolares, certo? Pois é, isso é cultura. Por um momento, pensemos apenas no Brasil, somos uma só sociedade mas, com enormes diferenças culturais. A cultura do Amazonas não é a mesma da Bahia, que por sua vez não é a mesma do Rio Grande do Sul, que também não é a mesma de Goiás.

Trabalhando numa escala menor ainda, não raro encontramos pessoas com diferenças culturais às nossas, por exemplo, algumas tem seus valores fortemente baseados em questões religiosas, enquanto outras se agarram ao progresso científico.

"A diversidade cultural é um fato em nossa realidade globalizada, onde o contato entre o que consideramos familiar e o que consideramos estranho é comum. Ideias diferentes, comportamento, contato com línguas estrangeiras ou com a culinária de outras culturas tornou-se tão corriqueiro em nosso dia a dia que mal paramos para pensar no impacto que sofremos diariamente, seja na adoção de expressões de línguas estrangeiras ou na incorporação de alimentos exóticos em nossa rotina alimentar."

Pensando nessas diversidades é que a redação da Fatos Desconhecidos selecionou uma listinha com X tradições muito estranhas ao redor do mundo. Confira:

1 - Tailândia

capa

Entre os dias 13 e 15 de abril há uma "Guerra de Água", por todo o país.

2 - Suíça

02

Se o trem atrasa apenas um minuto, os suíços ficam revoltados. Imagine como eles se sentiriam se visitassem o Brasil.

3 - Inglaterra

03

Existe a "Corrida do Queijo", originalmente chamada de The Cooper's Hill Cheese Rolling and Wake. É basicamente uma corrida na qual as pessoas precisam perseguir um queijo colina a baixo e o primeiro que chegar é o ganhador.

4 - Romênia

04

Para evitar que os mortos revivam, uma tradição diz que deve-se desenterrar os cadáveres, cortar e queimar seus corações. Depois jogam as cinzas por cima do corpo. Isso faz com que eles não voltem à vida e nem sofram por nada mais.

5 - Índia

A woman worships a cow as Indian Hindus offer prayers to the River Ganges, holy to them during the Ganga Dussehra festival in Allahabad, India, Sunday, June 8, 2014. Allahabad on the confluence of rivers the Ganges and the Yamuna is one of Hinduism?s holiest centers. (AP Photo/Rajesh Kumar Singh)

Comer carne de vaca na Índia significa ser condenado a mais tempo de prisão do que um estuprador.

6 - Arábia Saudita

06

Sabe-se que nos países árabes, onde a religião reina e a mulher é proibida de fazer (quase) tudo, a Arábia Saudita se destaca. Lá as mulheres são proibidas de dirigir, mas não de pilotar aviões.

7 - Canadá

07

Os canadenses possuem uma incrível reserva de Xarope de Ácer, só para o caso de um dia acabar.

8 - Islândia

Ticker-tape floats down on spectators at the Roskilde Festival opens Wednesday, July 1, 2015, with around 50,000 spectators participating in the music festival. (AP Photo/POLFOTO, Thomas Borberg) DENMARK OUT

Lá, os festivais de música são celebrados em geleiras e vulcões. Uma ótima prova de que para eles, adrenalina nunca é demais.

9 - Austrália

09

Possuem granjas maiores que Israel; além de contarem com a presença de ornitorrincos e vermilínguas (parentes do tamanduá), os únicos mamíferos que botam ovos.

10 - Cingapura

10

As pessoas reservam seus assentos com um lenço de papel. Curiosamente, isso é a única coisa que estão dispostos a perder e que permitem abandonar à sorte em um dos países mais seguros do mundo.

11 - Nova Zelândia

Taumatawhakatangihangakoauauotamateapokaiwhenuakitanatahu meaning "The summit where Tamatea, the man with the big knees, the climber of mountains, the land-swallower who travelled about, played his nose flute to his loved one"

Existe uma colina na Nova Zelândia que tem o nome "Taumatawhakatangihangakoauauotamateaturipukakapikimaungahoronukupokaiwhenuakitanatahu". Sua vez de tentar falar.

12 - Suécia

12

Lá as pessoas comem uma "iguaria" chamada Surströmming, ou seja, peixe podre.

13 - Nepal

13

O único país do mundo que a bandeira não é retangular.

14 - China

14

Caso você morra e queira reencarnar na China saiba que é preciso uma liberação do governo.

15 - Finlândia

15

Existe uma competição em saunas. Por mais que pareça bobo, é algo muito mais perigoso do que parece e, por vezes, acaba em morte.

Então pessoal, o que acharam dessas curiosas traduções? O que é a cultura, não? Encontraram algum erro? Possuem sugestões? Dúvidas? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Próxima Matéria
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+