Entretenimento

19 sinais, de acordo com a ciência, de que você é a pessoa estranha e não os outros

0

Existem algumas coisas da vida que são consideradas naturalmente estranhas, como objetos que se movem sozinhos como se controlados por assombrações ou palhaços ameaçadores que aparecem no meio de lugares sombrios. Mas será que, além desses, existem alguns traços universais que podem indicar que as pessoas são completamente estranhas?

É exatamente isso que um grupo de pesquisadores psicólogos tentaram descobrir em um novo trabalho que, segundo a própria equipe, é o “primeiro estudo empírico de estranheza”.

Pode ser surpreendente, mas alguns dos traços que aparecem na lista podem ser muito mais comuns do que você poderia imaginar, indicando que você talvez seja uma pessoa realmente estranha, ainda que nunca tenha percebido isso (especialmente se tem alguns hábitos peculiares).

Para encontrar as respostas científicas, o grupo de estudiosos entrevistou 1.342 pessoas de todas as idades, sendo 1.029 mulheres e 312 homens. Os participantes deviam classificar traços que consideravam estranhos se tivessem encontrado numa pessoa que acabavam de conhecer. Dentre os traços, estavam vários tipos de comportamentos, profissões e hobbies que eram avaliados numa escala de estranheza de 1 a 5.

O resultado geral mostra que praticamente tudo percebido como inesperado ou imprevisível pode despertar um alerta de estranheza. “Os resultados são consistentes com a hipótese de que achar algo estranho é uma resposta emocional evolutiva que nos permite detectar a presença de uma ameaça e manter vigilância em momentos de incerteza”, escreveram os autores da pesquisa.

Dentre os destaques da pesquisa, está o fato de homens serem listados como mais estranhos que mulheres. Isso provavelmente se deve ao fato que elas são mais condicionadas a perceber outras pessoas como ameaças sexuais e muito mais mulheres participaram da pesquisa. Além disso, alguns hobbies e empregos também foram mais relacionados a estranheza do que outros.

Aqui estão algumas das características que os participantes listaram como estranhas.

1 – Você é homem

2 – Você observa alguém desconhecido antes começar uma interação

3 – Você toca muito as pessoas quando interage com elas

4 – Você constantemente leva conversas para assuntos sexuais

5 – Você pede para tirar uma foto com alguém depois de encontrá-la pela primeira vez

6 – Você é muito pálido

7 – Você é muito magro

8 – Você lambe os lábios com frequência

9 – Você ri em situações inesperadas

10 – Você usa roupas sujas

11 – Você trabalha como palhaço

12 – Você mantém o cabelo bagunçado

13 – Você coleciona bonecas

14 – Você coleciona insetos

15 – Você coleciona répteis (colecionar qualquer coisa, de forma geral, parece incomodar as pessoas)

16 – Você observa pássaros como um hobby

17 – Você é dono de uma sex shop

18 – Você tem um sorriso peculiar

19 – Você fica muito perto das pessoas

E aí, marcou muitos itens nessa lista? Se você tem uma ou duas dessas características, provavelmente as coisas não estão indo muito mal, mas se começa a apresentar mais pontos conhecidos, talvez seja a hora de rever alguns hábitos. A menos que realmente queira ser visto como alguém bem estranho pelos outros.

Quantos itens da lista você marcou? Conte para a gente nos comentários!

Se quiser ver a lista completa apresentada na pesquisa, é só conferir o artigo, em inglês, publicado no New Ideas in Psychology.

7 insetos que todo mundo vai comer normalmente no futuro

Matéria anterior

Uma menina de 10 anos cria toda uma coleção de roupas para restaurar sua autoconfiança e o resultado é esse

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.