20 coisas que quase ninguém sabe sobre Ayrton Senna

POR Rafael Miranda    EM Curiosidades      06/03/15 às 14h22

Ayrton Senna é um grande ícone do automobilismo. Ele morreu em um acidente no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, durante o Grande Prêmio de San Marino de 1994. Ele está entre os pilotos de Fórmula Um mais influentes e bem-sucedidos da era moderna e é considerado um dos maiores pilotos da história do esporte.

Senna começou sua carreira competindo por kart, onde era conhecido como "42", número que utilizou nos campeonatos nacionais. Mudou-se para competições de automobilismo em 1981, consagrando-se campeão do Campeonato Britânico de Fórmula 3 após dois anos de sua estreia.

Seu bom desempenho na Fórmula 3 impulsionou sua ascensão à Fórmula 1, fazendo sua primeira aparição na categoria no Grande Prêmio do Brasil de 1984 pela equipe Toleman-Hart, tendo abandonado a corrida na 8ª volta. Em sua primeira temporada, Senna conseguiu pontuar em 5 corridas, fechando o ano com treze pontos e a 9ª posição na classificação geral dos pilotos.

Já faz 20 anos que Ayrton Senna faleceu e nós da Fatos Desconhecidos listamos 20 curiosidades sobre o ícone do automobilismo brasileiro.

50

1. Senna ganhou seu primeiro veículo aos 4 anos: um mini kart feito pelo seu pai

2. Seu apelido na infância era Beco 

3. Em 1983, Senna correu uma prova da Fórmula 3, na Inglaterra, com o carro sem os freios. 

Ayrton Senna

4. Na primeira vez que ele dirigiu o carro que o matou, ele achou que o carro não estava em condições para correr. 

5. O caixão de Senna veio de Paris à São Paulo na classe executiva de um avião da Varig. Poucas passageiros sabiam quem o caixão era de Senna.

54

6. Ayrton usava as cores do Brasil em seu capacete e levou essa tradição para a Fórmula 1.

7. Senna recebeu o título de Piloto de Caça Honorário da Força Aérea Brasileira em 1987.

59

8. O circuito inglês de Silverstone recebeu o apelido de Silvastone, em homenagem ao sobrenome Silva do piloto. Ele ganhou três provas de Fórmula 3 nesse circuito. 

9. Em 1984, Senna teve um caso de paralisia facial. Ele pensou em um primeiro momento que seria um derrame mas após uso de medicamentos e massagens faciais ele conseguiu se recuperar.

51

10. Ao longo de sua carreira, Ayrton Senna conquistou 41 vitórias (19 de ponta a ponta), 161 GPs, 2.750 voltas na liderança, 65 poles e 3 títulos mundiais.

55

11. Além de Nelson Piquet, o francês Alain Prost, que foi companheiro de Senna por duas temporadas na McLaren-Honda, fez uma das rivalidades mais acirradas da história da F-1.

12. O piloto faleceu sem deixar filhos.

53

13. Ayrton Senna namorou Xuxa Meneghel e Adriane Galisteu.

14. O Grande Prêmio de San Marino foi trágico não só pela morte de. O fim de semana foi marcado pela morte do piloto austríaco Roland Ratzenberger, e o acidente que deixou o piloto brasileiro Rubens Barrichello seriamente ferido.

Formula One World Championship

 

15. Michael Schumacher ganhou a corrida reiniciada. Na entrevista coletiva que seguiu a corrida, Schumacher disse que "não podia sentir-se satisfeito, não podia sentir-se feliz" com a vitória depois dos eventos ocorridos durante o fim de semana.

16. A Fórmula 1 sofreu muitas modificações com o intuito de aumentar a segurança tanto dos pilotos quanto dos espectadores. Desde a corrida que matou Senna, foram feitas numerosas mudanças no regulamento para reduzir a velocidade de um Fórmula 1 e novos circuitos, como o Circuito Internacional do Bahrain, incorporaram grandes áreas de escape para reduzir a velocidade dos carros antes que eles colidissem com um muro.

17. Senna teve um funeral de Estado onde cerca de 500 mil pessoas foram às ruas para assistir a passagem do caixão.

18. Procuradores italianos acusaram seis pessoas de homicídio com relação à morte de Senna, todas as quais absolvidas posteriormente.

56

19. A morte do piloto foi considerada pelos brasileiros como uma tragédia nacional e o governo brasileiro declarou três dias de luto oficial. O governo brasileiro também lhe concedeu honras de chefe de Estado, com a característica salva de tiros.

60

20. O corpo de Senna está sepultado no jazigo 11, quadra 15, setor 7, do Cemitério do Morumbi, em São Paulo.

 

 

Rafael Miranda
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+