20 imagens de objetos do dia-a-dia que parecem extremamente felizes para quem tem pareidolia

POR PH Mota    EM Entretenimento      10/01/17 às 14h54

O sorriso perfeito pode ser capaz de transformar qualquer momento num momento perfeito. O que pode ser melhor do que ser surpreendido por um sorriso capaz de de contagiar e provocar novos sorrisos e uma corrente de felicidades?

Os nossos olhos pregam algumas peças em nosso cérebro, relacionando figuras a rostos e imagens que já temos gravadas na mente. Para algumas pessoas, pode parecer que vários objetos ao redor podem apresentar formas humanas, rostos ou mesmo expressões bem definidas.

Graças a esse fenômeno psicológico, é possível encontrar rostos em objetos comuns, imagens de pessoas em manchas na parede ou reconhecer formas no famoso teste de Rorschach. Na psicologia, esse fenômeno recebe o nome de pareidolia.

A palavra tem origem no grego, com para significando errado e eidolon significando imagem ou forma. N ogeral, isso quer dizer que a pareidolia consiste na percepção de formas humanas em padrões aleatórios de informações, como nas nuvens ou na forma de um eletrodoméstico, por exemplo.

Existem várias teorias que tentam explicar a causa do fenômeno. O autor Carl Sagan defendia que a habilidade era uma questão de sobrevivência, pois permitia que nossa espécie reconhecesse formas humanas em situações determinantes que poderiam ativar instintos naturais. Já Leonardo da Vinci, via a condição como uma habilidada artistica, que permitia reconhecer uma cena e uma paisagem de forma singular.

Um estudo na Finlândia também percebeu que pessoas com fortes crenças religiosas estão mais suscetívies a encontrar rostos em objetos sem vida e paisagens, o que explicaria visões de santos e imagens consagradas em manchas e objetos comuns.

Veja aqui uma seleção de imagens de objetos que sorriem para você.

1 - Pássaros

1

2 - Orquídea

2

3 - Pôr-do-sol

3

4 - Pão de forma

4

5 - Lagarta

5

6 - Avião em manutenção

6

7 - Isqueiros

7

8 - Árvore

8

9 - Casa

9

10 - Aquecedor

10

11 - Barco

11

12 - Cinto de segurança

12

13 - Avião

13

14 - Lixeiras

14

15 - Pedaço de madeira

15

16 - Cadeira

16

17 - Hidrante

17

18 - Vulcão

18

19 - Mala de rodinhas

19

20 - Buracos na parede

20

Garanto que foi difícil não terminar a galeria exibindo o próprio sorriso no rosto, não é mesmo?

PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+