CuriosidadesMundo afora

20 proibições absurdas de alguns países

0

Cada país tem sua cultura e uma forma particular de ver o mundo. Acontece, no entanto, que algumas nações acabam exagerando nessa “particularidade” e fazem coisas absurdas – pelo menos aos olhos de quem está vendo a situação de fora – para manter seu ponto de vista sobre a forma pela qual seus governantes acreditam que as pessoas devem viver.

Na lista abaixo você vai conferir alguns desses exageros e conhecer as coisas mais absurdas que foram proibidas por alguns países. Acompanhe:

1. Vídeo games:

1

Em 2002, a China proibiu o uso dos consoles para que jovens e crianças não perdessem tempo ou resistissem a começar a trabalhar cedo.

2. Roupas de emo:

2

Na Rússia, há alguns anos, o governo decidiu que as roupas de emo estavam proibidas, a fim de reduzir o suicídio entre os jovens. Isso porque as pessoas que se vestiam dessa forma eram as que mais se matavam no país.

3. Cortes de cabelo ocidentais:

3

Rabos de cavalo e cabelos pontudos foram simplesmente banidos do Irã, a fim de evitar a “ocidentalização” de seus habitantes.

4. Dia dos Namorados:

4

Na Arábia Saudita, a comemoração do Dia dos Namorados foi nacionalmente suspensa por ser considerada uma violação às crenças muçulmanas. A restrição proíbe a venda de qualquer coisa na cor vermelha durante a data para evitar que os moradores enviem presentes aos seus amados.

5. Reencarnação sem consentimento prévio:

5

Apesar do tom hilário, o governo chinês realmente baixou essa proibição. Aliás, essa foi uma tentativa de controlar os budistas tibetanos, que vivam falando sobre a necessidade da conversão.

6. Alimentos enriquecidos:

6

Na Dinamarca, devido ao receio de consumir muitas vitaminas, foi proibida a entrada de muitos produtos populares, como Ovomaltine e alguns cereais.

7. Scrabble:

7

Na década de 80, o presidente Nicolae Ceausescu proibiu a venda das palavras cruzadas de tabuleiro e justificou sua decisão dizendo que se tratava de um jogo “excessivamente intelectual” e um “mal destruidor”…

8. Alguns nomes para bebês:

8

Na Dinamarca também estão suspensos alguns nomes. Há um catálogo, com cerca 24 mil nomes aprovados para os pais escolherem algum deles para o recém-nascido. No entanto, caso queiram um diferente, eles precisam pedir permissão do governo.

9. Roupas amarelas:

9

Em 2011, na Malásia, ficou decretado pelo governo a ilegalidade da cor amarela em quaisquer vestimentas. Isso porque essa era a cor oficial de um grupo de ativistas.

10. Flor Jasmin:

10

A entrada da flor foi suspensa da China por motivos históricos. Isso porque a Revolução de Jasmim, entre os anos de 2010 e 2011, na Tunísia; incentivou o aparecimento de manifestações entre os chineses. Assim, o governo decidiu cortar o mal pela raiz.

11. Celulares:

11

Durante a gestão de Fidel Castro, apenas os funcionários de altos cargos do governo podiam utilizar os aparelhos. A população do país foi terminantemente proibida de ter acesso à tecnologia.

12. Chicletes:

12

Desde 1992, a importação das gomas de mascar em Singapura foi proibida. De acordo com as autoridades, o objetivo da decisão foi manter os locais públicos limpos.

13. Manequins:

13

A proibição do Irã, claro, não é da existência de manequins nas lojas de roupas. O país, no entanto, exige que os manequins femininos estejam vestidos com um hijab ou véu (como é chamado aqui no Brasil), em honra a religião muçulmana, dominante no país.

14. Sacos plásticos:

14

Em 2002, o governo de Bangladesh proibiu o uso de sacos plásticos. A França, a Tanzânia e o México seguiram os passos, a fim de evitar a poluição do meio ambiente.

15. Mulheres no volante:

15

Na Arábia Saudita, o governo não chegou a proibir que as mulheres dirijam, mas as licenças femininas simplesmente não são emitidas.

16. Ketchup:

16

Em 2011, a França proibiu a venda de Ketchup nos refeitórios das escolas. A intensão, conforme o governo, foi preservar a culinária francesa.

17. Palmadas:

17

Na Suécia, criança nenhuma pode levar uns tapinhas, nem mesmo dos pais.

18. Andadores para bebê:

18

No Canadá, os famosos andadores usados pelos bebês, quando começam a andar; foram abolidos em 2004. Isso porque estudos apontaram que as crianças que foram ensinados a andar com o auxílio desses suportes, tinham um desenvolvimento motor atrasado.

19. Viagem no tempo:

19

Se você estiver planejando viajar no tempo e dar uma passadinha na China, desista. Esse tipo de coisa por lá é proibida. Aparentemente, a proibição acontece devido a forma fútil como alguns programas de TV e filmes incorporavam as viagens no tempo.

20. McDonald’s:

20

Na Bolívia, a rede não é proibida de atuar, mas a rejeição do público aos seus lanches durante o curto período da franquia por lá, obrigou o fechamento das lojas. Hoje a Bolívia é o único país latino-americano sem o fast-food.

Por que borrachas comuns apagam lápis, mas não caneta?

Artigo anterior

Para vencer discussão, mulher sai com 98 homens

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido