6 truques para hackear o seu cérebro e perder peso

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      21/11/14 às 18h00

Comer não é apenas uma forma de nos mantermos vivos, mas também uma das fontes mais corriqueiras de prazer e relaxamento para a sociedade, que tem a maior parte de suas festividades e eventos comemorativos centrados exatamente na refeição. Ou o Natal não depende da ceia, o Ano Novo do jantar e até a Páscoa do chocolate?

Em aniversários, da mesma forma, a comemoração sempre vem com um churrasco, bolo ou algum tipo de petisco doce. Por isso, sabemos o quanto é difícil não apenas resistir às delícias do dia-a-dia, mas também a saber se controlar para não deixar o corpo pouco saudável. Confira aqui alguns métodos realistas para emagrecer sem sofrer:

Corte petiscos

Man at desk with coffee and a cookie

Ninguém é de ferro e conseguer viver sem comer coisas gostosas, mas evite usá-las como forma de recompensa pessoal e banal. Ingerir 100 calorias a mais por refeição pode gerar uma diferença de peso de 5 kgs durante um ano, e isso pode ser alcançado tirando de vista alimentos fáceis, como salgadinhos e doces embalados.

Ou seja: o que você mantém perto de você geralmente define o que será comido, o que combina com o fato observado por Brian Wansink, nutricionista da Casa Branca, que afirma que consegue saber o peso e alimentação médios de alguém só de entrar na casa da pessoa. "Pessoas que têm frutas à mostra, em fruteiras ou algo do gênero, geralmente pesam 3,5 kgs a menos do que aquelas com um pote de balas em cima da mesa".

Restrinja seu alcance

003

Quer parar de comer? Ok, tente começar saindo de perto de fontes de alimentos, e, como dito no item 1, tirando os petiscos do seu alcance de visão. O ideal é controlar isso servindo porções pequenas de comida e controlando a compra da mesma. De acordo com Wansink, pessoas com chocolates e doces de fácil acesso em suas mesas de trabalho pesam em torno de 7 kgs a mais que pessoas sem tais facilidades.

Planeje

L062358

Se você quer fugir da impulsividade do "só mais um", analise antes de comer o que será colocado no prato. 71% das pessoas magras, em buffets de comida, olham primeiro toda a comida antes de se servir, definindo o que será comido de maneira planejada. Isso funciona da mesma forma que evitar ir ao mercado com fome, comprando coisas pouco nutritivas e altamente calóricas, ricas em carboidratos, como salgadinhos e chocolates - que não são escolhas saudáveis.

Entretenimento

30127Food-005-1024x1024

Como dito no início do post, evite "rituais" que envolvem comida, como ver TV ou filmes sempre com algo pra mastigar. Foi comprovado cientificamente que uma pessoa vendo televisão come, em uma hora, 28% a mais de pipoca que uma que não está com a atenção em outra coisa.

Menos é mais

30121KateLardner-207-1-1024x680

Apesar de ser muito importante ter uma dieta balanceada, isso não signfica que é necessário comer de tudo em todas as refeições - isso porque pegar mais coisas, num buffet, por exemplo, provavelmente vai fazer você comer mais do que se escolhesse poucos itens.

Curta a viagem

Panda Munching

Comer com pressa é outro problema, já que isso dificulta a digestão. Enquanto pessoas magras costumam mastigar ao menos 15 vezes para cada garfada, pessoas obesas costumam mastigar 12, uma mudança pequena mas efetiva a longo prazo. Mastigar melhor aumenta a saciedade, que geralmente tem início após 20 minutos, tempo ideal para uma alimentação diária.

Fuja de gordices

t1larg.food_.dye_

Noite de nachos? Pipoca no cinema? Churrascaria de final de semana? Eu sei que parece difícil e até antisocial, mas se você não consegue se controlar em ambientes sociais, o ideal é comer sozinho.

Afinal, quando almoçamos com companhia, tendemos a comer até 35% a mais do que comeríamos normalmente, e isso piora para maiores quantidades. Se você estive com mais de 3 amigos, o percentual sobe para 75% a mais de comida, e, se com 7, será quase o dobro em relação a um almoço solitário. É, calor humano engorda, ao que tudo indica.

 

Mas como ninguém é santo, dê uma olhada nessas gordices aqui, também.

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+