Ciência e TecnologiaCuriosidades

30 ilusões de ótica que vão confundir seu cérebro

0

Uma ilusão de ótica tem como principal característica mostrar algo que difere da realidade de uma situação. As informações recolhidas pelos nossos olhos é processada no cérebro para dar uma percepção do que acontece ao nosso redor.

Existem três tipos principais de ilusões: ilusões ópticas literais, que criam imagens que são diferentes dos objetos, ilusões fisiológicas, que são os efeitos da estimulação excessiva de um fator específico (brilho, cor, tamanho, posição, inclinação, movimento), e ilusões cognitivas, que é o resultado de interferências inconscientes.

Para dar sentido ao mundo em que vivemos, é necessário que o nosso corpo organize os estímulos recebidos e os transforme em informação que tenha significado. Acredita-se que uma forma como isso é feito, é por percepção de estímulos sensoriais individuais que produzem um significado.

39

Existe uma teoria chamada ” teoria da Gestalt” que pode ser usada para explicar as ilusões. Segundo essa teoria, o cérebro tem uma necessidade de ver objetos simples, familiares e tem uma tendência a criar uma imagem do “todo” a partir de elementos individuais. Gestalt significa “forma” em alemão.

No entanto, uma outra explicação é baseada em psicologia evolutiva. A ilusão feita através de uma organização de um cenário, objeto ou situação é o princípio por trás das ilusões de ótica mais conhecidas. Nosso cérebro é enganado ao dar sentido a formas e símbolos que são encaixados em uma cena como quebra-cabeça.

Muitos artistas trabalham usando ilusões de ótica. Alguuns que receberam grande destaque foram: MC Escher, Bridget Riley, Salvador Dalí, Giuseppe Arcimboldo, Patrick Bokanowski, Marcel Duchamp, Jasper Johns, Oscar Reutersvard, Victor Vasarely e Charles Allan Gilbert.

Artistas contemporâneos que têm experimentado o trabalho com ilusões de ótica incluem Jonty Hurwitz, Sandro del Prete, Octavio Ocampo, Dick Termes, Shigeo Fukuda, Patrick Hughes, István Orosz, Rob Gonsalves, Gianni A. Sarcone, Ben Heine e Akiyoshi Kitaoka.

Muitas situações que acontecem no dia-a-dia podem levar a uma ilusão de ótica. Nos casos a seguir, nós mostramos algumas imagens que foram tiradas do ângulo certo e enganam nosso cérebro de forma impressionante. Confira:

Indo ou voltando?

10

Benjamin Button na praia

11

Cara de um, focinho de outro

12

E a mão que segura o guarda-chuva?

13

Candidata a X-Men

14

Tapete artístico

15

Benjamin Button: o retorno

16

Aeroporto macabro

17

Tendências da moda para o verão

18

Criatura mitológica

19

Jogada de ‘Mestre’

20

Boca cheia?

21

Mundo invertido

22

O maior braço do mundo

23

A ilha voadora

24

O navio voador

25

As cabras siamesas

26

Projeto verão

27

Cadê o resto?

28

Sem início e fim

29

Boneca de Olinda?

30

Malhe as pernas na academia

31

Pernas invejáveis

32

Cavalgada

33

Cadê o pneu?

34

Mais um dia normal no oceano

35

Caninos e furiosos

36

A maior ave do mundo

37

Onde está?

38

14 situações que só quem “tem peito” poderia entender

Artigo anterior

8 personagens de desenho animado com problemas psicológicos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido