Israel é uma república parlamentar localizada no Oriente Médio, ao longo da costa oriental do Mar Mediterrâneo. O país faz fronteira com o Líbano, Síria, Jordânia e Cisjordânia, Egito e a Faixa de Gasa. Israel é definido como um Estado Judeu e Democrático.

A maioria das pessoas quando escuta a palavra Israel já tem na cabeça a imagem de pessoas armadas, guerras, sangue, e tudo de ruim relacionado a Israel, mas a coisa não é bem assim, claro que existe a parte ruim das guerras e conflitos, mas também existe um povo solidário e educado. Lembrando que a intenção desta matéria é mostrar como é a vida e o cotidiano dos israelenses.

Para que pensa em um dia conhecer Israel, fizemos esta lista com alguns costumes e como as pessoas vivem lá. Então, confira agora a nossa lista com 10 coisas a vida das pessoas de Israel:

1 - Pagar a conta

quem-deve-pagar-a-conta

A palavra "convidar" em israel pode ter um significado diferente em Israel. Quado você convida alguém para sair, quer dizer que você está oferecendo-se para pagar a conta. Então, se você disser para um israelense que está convidando para alguma coisa, automaticamente ele vai entender que você está convidando para pagar alguma coisa.

2 - Anfitriões

Tips-On-Being-a-Good-Host-and-Guest

Quando você é convidado para casa de alguém em Israel, e a pessoa servi um lanche, café ou um simples chá, eles fazem isso com a maior hospitalidade do mundo. Mas é melhor você não se oferecer para ajudar a tirar a mesa ou lavar as louças, pois isso é uma grande ofensa. Anfitriões israelenses são muito atenciosos, se você bocejar eles vão oferecer um quarto para você dormir, se você estiver com calor eles vão oferecer um banho gelado. Concluindo, os israelenses são excelentes anfitriões.

Publicidade
continue a leitura

3 - Conservação da água

Água2

Uma das coisas que você pode notar em Israel são que eles cuidam muito bem da água. Nas casas de banhos existem chuveiros para tomar um grande banho e chuveiros para tomar banhos moderados, para economizar água. Os israelenses conservam a água sempre que possível, se uma pessoa deixa a torneira aberta enquanto lava a louça ou escova os dentes, você vai receber olhares de desaprovação, da mesma forma se você tomar banhos longos.

4 - Segurança

248_46

A segurança em Israel é bem melhor que muitos países por aí. Quando você entra em estações de ônibus, estações de trem, shoppings, ou qualquer lugar público, você será revistado e pedem pra tirar até as coisas do bolso. Lá também é preciso que você sempre ande com sua identificação, mesmo que seja sua carteira de motorista.

5 - Serviço Militar

Israel_exército

O serviço militar em israel é obrigatório para a maioria dos israelenses, começando quando eles sem formam no ensino médio. Existem exceções, mas as pessoas adultas e o serviço militar andam de mãos dadas, fazendo parte do serviço militar quase todas as pessoas entre 18 e 21 anos. Em Israel é bem comum ver pessoas com armas na rua, os soldados geralmente carregavam suas armas, mesmo que não estejam em serviço, mas sempre estão de uniformes.

Publicidade
continue a leitura

6 - Feriados

FeriadoEmIsrael

Como o sábado é o dia judaico de descanso, e a maioria dos comércios não funcionam no sábado. O transporte público não funciona, as lojas não abrem, mas existem algumas exceções. Nos arredores da grande cidade de Tel Aviv, as pessoas tem uma grande dificuldade para se locomover ou comprar qualquer coisa nos sábados. Em Jerusalém, onde é o lar de muitas pessoas religiosas, o costume de não trabalhar sábado e estritamente observado, o mesmo vale para feriados judaicos.

7 - Bairros religiosos

Militares e religiosos no Muro das Lamentações1

Tel Aviv é descrita pelos moradores como uma cidade moderna, onde as pessoas podem se vestir e agir como em qualquer lugar. Mas ao avistar comunidades religiosas, você precisa se vestir e agir de uma forma bem conservadora. As mulheres cobrem os braços, pernas e cabelo, e os shorts não são aceitáveis nem para as mulheres e nem para os homens. Demonstrações públicas de afeto não são permitidas, e as mulheres e homens não devem andar juntos, a não ser que seja necessário.

8 - Relações entre as pessoas

Publicidade
continue a leitura

0,,20583647-FMM,00

As festas em Israel exemplificam o quanto diferente é Tel Aviv de Jerusalém. Tel Aviv está cheia de clubes e festas que vão até de manhã, as relações entre pessoas são muito mais descontraídas do que em Jerusalém, pelo fato de que o serviço militar é obrigatório ter a misturas de sexo. Mulheres servem nas mesmas unidades e posições que os homens servem, e por isso não são consideradas sexo frágil.

9 - Falar com estranhos

small-talk

Israelenses gostam de falar com pessoas estranhas, sejam estrangeiros ou nacionais. Se você não souber falar hebraico, você pode simplesmente falar em inglês, pois quase todos os israelenses falam um pouco de inglês. Nenhum israelense vai exitar em conversar inglês, pois é uma língua tão valorizada que a maioria das pessoas irá ter um grande prazer em conversa em inglês.

10 - Pedir informações

NYCTourists-01

Como os israelenses adoram falar com estranhos, eles nunca irão deixar de dar informações a pessoas desconhecidas. Porém, se você perguntar em inglês, o nível de incerteza da informação sobre como chegar em algum lugar pode ser perder na tradução. Em hebraico, eles poderiam dizer "Eu não tenho certeza, mas acho que é para a esquerda", enquanto em inglês eles poderiam dizer apenas "è para a esquerda".

E aí amigos, já sabiam todos esses fatos sobre a vida em Israel? Comentem!

Publicado em: 21/12/17 14h23