• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

O que acontece se você comer em um estabelecimento e não tiver dinheiro para pagar?

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      24/07/15 às 18h05

Imagine a situação: você vai até um restaurante, come e na hora de pagar descobre que não tem dinheiro. O que você acha que aconteceria?

De acordo com o artigo 5º da Constituição Federal, ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer uma coisa senão em virtude da lei.

Dessa maneira, o estabelecimento não pode te impedir de ir embora ou te obrigar a lavar pratos como forma de pagamento, por exemplo.

No fim das contas, se você não tiver dinheiro suficiente para pagar, vai cair em inadimplência, que não é considerado um crime.

sem din

É claro que, como em todos os casos de inadimplência, o estabelecimento pode recorrer aos órgãos competentes, que podem te notificar para pagamento da conta.

Por outro lado, se você for completamente sem dinheiro ao estabelecimento e comer consciente de que não pode pagar, isso pode ser considerado fraude, que é crime.

O restaurante então teria o direito de te processar, mas caberia a justiça investigar se houve ou não fraude e te condenar ou absolver, ou seja, você não poderia ser preso imediatamente por isso.

Perda de comanda

comanda

Outro caso complicado é quando a pessoa consome, mas perde a comanda. Como já dissemos, a própria constituição garante que ninguém é obrigado a fazer uma coisa a não ser que a lei determine.

Como não há nenhuma lei obrigando quem consome a controlar o que come ou bebe, isso acaba se tornando responsabilidade do próprio local.

Se você passar por essa situação alguma vez e perder sua comanda, você pode fazer duas coisas: paga o valor da comanda, com testemunhas por perto, e depois processar o estabelecimento.

Mas, se não tiver jeito, outra alternativa é chamar a polícia a registrar um boletim de ocorrência por constrangimento ilegal, ameaça e cárcere privado, se não te deixarem ir embora.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+