Curiosidades

30 imagens que mostram como as pessoas de 1900 imaginavam os anos 2000

0

Na internet, existem várias teorias sobre como será o futuro. Para muitos, há apenas dois cenários. O primeiro ilustra um lugar, onde todos nossos problemas desaparecerão, onde todos serão felizes. Já o outro não é nada agradável. Nesse, muitos acreditam que o futuro será apenas um terreno baldio, onde a tristeza é a maior protagonista.

Desde muito antes do começo do século passado, as pessoas vêm imaginando e fazendo previsões sobre o que acham que vai existir. Um exemplo, que praticamente todo mundo conhece, é o desenho animado Os Jetsons. O cartoon, da década de 1960, mostra a vida de uma família, que vive no século XXI, e nele, vemos carros voadores e casas flutuantes.

Ainda não temos essas casas flutuantes, mas algumas coisas conseguimos com o tempo e algumas previsões foram validadas. Isso porque nossa sociedade está sempre em uma constante mudança e a tecnologia vai avançando cada vez mais conforme o tempo vai passando.

E com o passar dos anos, estamos cada vez mais perto das eras da ficção científica. Pelo menos, é o que os filmes nos ensinaram. Já que sempre a maioria ds coisas mais estranhas e futurísticas aconteciam nos anos 2000. Contudo, ainda falta muito tempo, para os carros voadores e as roupas futuristas tomarem conta das ruas.

Futuro

Inovações e tecnologias estão sempre surgindo e transformando a realidade das pessoas. Quem diria, por exemplo, que conseguiríamos controlar todas as luzes da nossa casa com apenas um dispositivo. Ou que chaves poderiam ser substituídas por cartões magnéticos, ou até meso que coisas como fios não seriam mais necessários para que algum aparelho estivesse ligado ou conectado a outro.

Como dissemos, as pessoas sempre fantasiam a respeito do que terão no futuro. Em 1900, por  exemplo, o desenhista Jean-Marc Côté e outros artistas franceses, criaram uma série de desenhos onde eles tentavam adivinhar como seria o mundo 100 anos depois.

Os cartões chamados “En L’An 2000” ilustram as ideias mais insanas dos artistas como por exemplo corridas de cavalos-marinhos e ônibus de baleia. É bastante convidativo imaginar sobre o futuro e colocar suas aspirações em trabalhos que as outras pessoas poderão ver e também se identificar com o seu desejo de como quer que o futuro seja. Com isso, algumas visões dos artistas de como o mundo seria 100 anos depois da sua época são bastante fantasiosas. Mesmo com coisas totalmente fora de cogitação, algumas das invenções imaginadas pelos artistas realmente viraram realidade. Como por exemplo, as chamadas de vídeo e os trens elétricos. Mostramos aqui alguns desses desenhos com as previsões para o ano 2000.

1 – Bicicletas de guerra

2 – Construção de prédios

3 – Trens  elétricos

4 – Ligações de vídeo

5 – Sapato automático

6 – Jeito de ouvir notícias

7 – Navio voador

8 – As pessoas caçariam no ar

9 – Bombeiros aéreos

10 – Resgate de alguém no mar

11 – Cuidando da fazenda

12 – Cozinha moderna

13 – Alfaiate

14 – Batalha de carros

15 – Corrida no oceano

16 – Pessoas voando

17 – Reprodução em massa

18 – Robô faxineiro

19 – Mergulhadores em cavalos-marinhos

20 – Táxi aéreo

21 – Barbeiro elétrico

22 – Ônibus de baleia

23 – Jogando criquete debaixo d’água

24 – Escolas

25 – Casa sobre rodas

26 – Orquestra que toca sem músicos

27 – Mulher no banheiro

28 – Batalha aérea

29 – Correio aéreo

30 – Polícia aérea

9 livros do Stephen King que ainda não foram adaptados

Matéria anterior

Extinção em massa mais misteriosa do nosso planeta pode ter sido causada pela diminuição de ozônio

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar