Curiosidades

4 descobertas incríveis sobre o espaço que foram divulgadas em 2020

0

O ano está prestes a terminar. Ao longo desses quase 365 dias que se passaram, vimos inúmeros meios de comunicação sendo abarrotados de notícias sobre o novo coronavírus. Mesmo a pandemia tendo se tornado a principal protagonista de inúmeros jornais, revistas e portais de comunicação, diversos outros assuntos relevantes fizeram parte da cobertura jornalística, como, por exemplo, as descobertas envolvendo o espaço sideral.

Como inúmeras notícias significativas envolvendo a comunidade científica também ganharam espaço, resolvemos compilar aqui as mais importantes. Em nossa lista, você terá acesso às principais descobertas que foram divulgadas pelos jornalistas neste 2020. Portanto, confira, agora, quais são elas.

1 – Sinal de rádio emitido do espaço profundo

1 74 600x387, Fatos Desconhecidos

Em junho de 2020, os astrônomos capturaram um sinal de rádio totalmente misterioso. FRBs, que são constantemente emitidos no espaço sideral, são bastante comuns e têm sido estudados há anos pelos cientistas. No entanto, este, em específico, tem intrigado os cientistas. O motivo? A causa do sinal, que foi nomeado como FRB 121102, é desconhecida.

Até o momento, a única informação disponível o FRB 121102 é o fato do sinal ser capaz de liberar enormes quantidades de energia. De acordo com os especialistas, a quantidade de energia liberada é tão poderosa quanto centenas de milhões de sóis. Outro fator intrigante é a repetição. O FRB 121102 é o segundo sinal de rádio que foi identificado pela comunidade científica que possui tal comportamento.

2 – Um meteorito no Ártico

2 58 600x399, Fatos Desconhecidos

Um pedaço de meteorito de Marte caiu na Antártica em 1984. Desde então, o fragmento tem sido objeto de estudo para diversos grupos de pesquisadores. Durante anos e anos, inúmeros artigos científicos envolvendo o meteorito foram revisados por outros cientistas que atuam na mesma área. Após passarem por tal processo, este ano, os pesquisadores chegaram a um denominador comum e concluíram que o meteorito que chegou à Antártida possui evidências fossilizadas de vida.

3 – A Lua está literalmente enferrujando

3 21 513x500, Fatos Desconhecidos

Dos acontecimentos incomuns que andam ocorrendo no espaço sideral, este é um dos que mais ganharam destaque na mídia. Então, vamos lá… Os cientistas descobriram recentemente que a Lua possui uma certa quantidade de hematita. O mineral tem proporcionado ao satélite uma aparência ‘oxidada’. No entanto, o que mais intriga os cientistas não é a aparência da lua, e sim a presença do dióxido de ferro, que precisa de ar e água líquida para se formar. Por não existirem ambos elementos no satélite, os cientistas andam perdendo o sono.

4 – Fungos podem ser usados na produção de trajes para astronautas

4 14 600x450, Fatos Desconhecidos

Anos depois do catastrófico acidente nuclear que ocorreu em Chernobyl, a vida voltou a prosperar no local – que, por sinal, segue sendo altamente tóxico. Entre os seres que estão se proliferando em Chernobyl, existe um em específico que ganhou a atenção da comunidade científica: uma espécie de fungo preto. De acordo com os cientistas, esse fungo possui cepas desse que se alimentam de radiação, convertendo-a em energia química.

O processo, semelhante à fotossíntese, é denominado radiossíntese. Com a descoberta, os pesquisadores, agora, podem buscar novas maneiras de proteger pacientes com câncer, que são submetidos à radioterapia; trabalhadores de usinas nucleares e astronautas.

Segundo especialistas, essas foram as melhores músicas de 2020

Matéria anterior

Como terminam as pandemias?

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos