Curiosidades

Entenda como o estresse pode destruir o seu coração

0

Você, provavelmente, já tenha se estressado alguma vez, certo? Talvez até sim, mas sem saber o que é de fato isso. O estresse é uma resposta física do nosso organismo a um estímulo. Quando nos estressamos, o nosso corpo entende que está sob ataque. Assim, muda para o modo “lutar ou fugir”. Ele libera uma mistura complexa de hormônios e substâncias químicas. Essas são: adrenalina, cortisol e norepinefrina, o que prepara o corpo para a ação física. O estresse também é aquela falta de paciência que ficamos após um dia cansativo, onde só queremos chegar em casa e não ter contato com ninguém. Esse é o modo popular de ver esse mal.

Uma coisa, que poucas pessoas sabem, é que isso pode nos causar muitos danos. O estresse intenso é capaz de destruir o nosso coração de uma forma irreversível. Quadros depressivos, síndrome do pânico e ansiedade tem como principal ingrediente o estresse. Além de afetar nossa saúde mental, pode também causar os danos físicos, principalmente no coração, como falamos anteriormente. Você sabe como isso pode acontecer? Confira conosco mais sobre isso e compartilhe com seus amigos desde já.

Estresse e doença cardíaca

Uma pesquisa realizada e publicada no Journal of Clinical Endrocrinology & Metabolism mostrou ao mundo sobre isso. A pesquisa mediu os níveis de cortisol, que são chamados de hormônio do estresse, ao longo de um período de 24 horas. Isso foi medido por meio de amostras de urina de 861 pessoas. Todas tinham mais de 65 anos de idade. Uma avaliação foi feita durante seis anos de estudo, o que deu resultados mais intensos e consideráveis. Nesse período, 183 participantes do estudo morreram. Os altos níveis de cortisol foram observados nos óbitos decorrentes de ataque cardíaco. Além dessa causa, também estava o Acidente Vascular Cerebral, ou melhor, AVC, como conhecemos.

Perturbando o organismo

Quando divididos em três grupos, com base nos níveis de hormônio do estresse. O grupo dos participantes, com os níveis mais altos de cortisol, apresentou um risco muito maior de morrer por doenças cardiovasculares. Essa foi a principal conclusão da pesquisa. A alta liberação desses hormônios, em situações de estresse, perturbam e danificam o nosso organismo. Isso provoca reações que englobam desde o aumento da nossa pressão arterial até um fulminante ataque cardíaco.

Outras consequências

A longo prazo, o estresse pode ainda causar doenças psiquiátricas. Entre elas, estão: síndrome do pânico e transtorno de ansiedade. Além disso, pode causar insuficiência suprarrenais, problemas de tireoide, desregulação do ciclo menstrual e até mesmo diabetes. Isso nos mostra que o estresse vai muito além de uma ira momentânea e pode reduzir o seu tempo de vida facilmente.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale sempre lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Live-Action de Lilo e Stitch ganha novas informações

Matéria anterior

Jovem passa por cirurgia de emergência e retira bola de cabelo de 15 centímetros do intestino

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.