5 Casos inacreditáveis de pacientes acordados durante cirurgias

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      25/02/15 às 13h56

Parece história de filme de terror mas pode muito bem acontecer na vida real. Já imaginou se você, sendo operado, simplesmente acorda no meio de uma cirurgia e escuta tudo o que está ocorrendo sem poder se mexer ou falar devido à anestesia geral? Esse fenômeno é chamado de "Despertar inadvertido durante anestesia (DIDA)". Essa condição acontece em aproximadamente 40 mil pessoas todos os anos nos EUA.

Em uma pesquisa feita nos EUA foi revelado que 48% dos pacientes tiveram recordações auditivas, o mesmo percentual teve sensação de não poder respirar e outros 28% tiveram dor. Os principais tipos de cirurgia nas quais ocorre DIDA são as cirurgias cardíacas e traumático-ortopédicas.

Conheça agora algumas histórias inacreditáveis de pessoas que acordaram durante a cirurgia:

Carol Weiher

1

Carol teve seu olho retirado em 1998. Durante a cirurgia ela simplesmente acordou. Ela disse que ouviu a música que estava tocando na sala de cirurgia além de escutar os médicos falarem "Corte Profundo. Puxe com mais força." Ela não conseguia se mover devido aos remédios e também não sentiu dor mas disse que a experiência foi aterrorizante.

June Carson

2

June sentiu todas as dores durante sua operação. Devido aos remédio ela não conseguiu gritar ou falar para os médicos de sua condição. Devido à dor, June teve uma parada cardíaca mas foi salva pelos médicos e ficou internada na UTI. Ela lembrava de todo o sofrimento durante a cirurgia,

Consciente em duas cirurgias

3

Essa teve muito azar. Aos 3 anos ela teve DIDA mas foi cuidada à tempo pelos médicos que lhe deram uma dose maior de anestesia. Entretanto, o caso ocorreu novamente aos 16 anos quando ela passou por uma cirurgia no pulmão. Ela ficou inconsciente devido à dor mas se lembrou claramente da agonia daquele dia.

Acordada durante à retirada de sua vesícula

4

Em 2008, uma mulher passou pelo trauma da DIDA. Ela estava sendo operada para retirada de sua vesícula quando simplesmente acordou sufocada com o tubo em sua garganta. Ela sentiu todas as dores da cirurgia. Apesar de aumentarem ao máximo a dose de anestésico, ela se lembra de todo procedimento.

Diane Parr

5

Essa mulher ficou acordada durante sua extração de dente. Ela sentiu todas as dores do procedimento e não conseguiu dizer uma única palavra para alertar os médicos.

Rafael Miranda
Jornalista viciado em memes e amante da cultura pop.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+