5 coisas do dia a dia que podem te deixar cego e você nem imaginava

POR Lucas Franco    EM Ciência e Tecnologia      25/09/15 às 16h16

Nossa realidade é percebida por meio de cinco sentidos fundamentais. Já pensou como seria a vida sem eles? Ficaríamos simplesmente isolados. Muitas pessoas no mundo não tem um ou dois destes sentidos. Os mais fáceis de perder são a audição e a visão. Apesar de todos os sentidos serem igualmente importantes, a vista é primordial. O problema é que, ainda que a utilizemos todos os dias, não tomamos o cuidado necessário.

Sim, temos um bom número de hábitos que afetam nossa visão, e muitos deles de forma negativa e, em alguns casos, permanente. Na maioria das vezes, nem temos consciência disto. Alguns destes hábitos são coisas comuns do dia a dia que prejudicam a visão e, a longo prazo, podem levar uma pessoa a cegueira.  É bom tomar cuidado! Confira cinco coisas que podem prejudicar sua visão e você pode não saber.

Olhar para o sol

Sol

Você já ouviu falar que a curiosidade matou o gato? Pois é, as crianças podem ser bastante curiosas, e são mais vulneráveis a este mal-hábito. Vai dizer que, quando pequeno, você nunca olhou para o sol? Até mesmo os adultos olham, ainda que seja mais provável que seja por causa do reflexo de um vidro ou metal. O dano que o hábito pode causar é considerável, podendo a levar até a catarata e, por consequência, cegueira. Por isto, é recomendado o uso de óculos de sol para proteger os olhos contra os raios ultravioletas - e não só porque você vai olhar para o sol, mas para diminuir os raios que pode receber indiretamente.

Não utilizar óculos de natação

Natação

Está muito quente no Brasil, não é verdade? Num clima desses, muita gente recorre às piscinas para se refrescar. É provável que neste fim de semana mesmo você tenha ido para um clube. Se foi o caso, me responda. Usou óculos? Acredito que não. Pois saiba que deveria. Os produtos químicos encontrados na água da piscina podem prejudicar seus olhos e provocar desde uma pequena irritação até uma cegueira temporária.

Ler com pouca luz (e usar o celular no escuro)

Ler

Às vezes, estamos tão imersos em um livro que nós simplesmente não podemos parar de ler. Quando percebemos já é meia-noite e todo o quarto está escuro. Mesmo assim, continuamos lendo. Ou, ainda, a insônia nos força a pegar o celular e navegar pela internet madrugada adentro. Sendo pouco iluminado, a leitura pode ser difícil porque os nossos olhos se esforçam mais para distinguir as palavras.

Quanto aos celulares, o caso parece ser mais extremo. Há diferentes estudos que apontam os smartphones como algo prejudicial para os olhos, causando olhos secos, dor de cabeça e vista borrada. Estudiosos alemães apontam que os celulares podem causar até mesmo câncer de olho. Como nenhum dos estudos é conclusivo, o melhor é ter cautela e usar com parcimônia.

Fumar

Fumar

Juntamente com o grande número de doenças e problemas de saúde que o fumo causa, o tabagismo tem sido associado a 25% dos casos de degeneração macular. Para piorar a situação, fumantes passivos têm o dobro da probabilidade de ter esta doença. "Está bem estabelecida a relação entre a exposição continuada ao fumo do tabaco e a degenerescência macular, doença de Graves, catarata, glaucoma, uveíte e doenças da superfície ocular, levando à cegueira irreversível em muitos casos", explicou a presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, Maria João Quadrado.

Coçar o olho

Coçar

Coçar os olhos pode ser muito ruim dependendo da frequência e da força com que se coça. Muitas vezes não nos damos conta, ou porque estamos cansados, ou porque esse é um movimento quase involuntário. Se você esfrega os olhos com as mãos sujas, já está disposto a uma infecção ocular. Além disto, se esfregar pode produzir um dano permanente à cornea. Você pode começar a desenvolver ceratocone e perder gradualmente a visão por um hábito tão banal.

Lucas Franco
O cara que gosta do Batman! @heymac14

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+