5 coisas extraordinárias que seu corpo está fazendo nesse momento sem que você perceba

POR Pietro Bottura    EM Ciência e Tecnologia      05/12/14 às 17h12

No nosso corpo, existem dois sistemas nervosos que funcionam de maneira interligada, mas independente, e um deles não é consciente ou racional. O "Sistema Nervoso Autônomo", ou SNA, é quem regula a sua respiração, digestão, batimentos cardíacos e fluxo sanguíneo, por exemplo, que são coisas que você pode até controlar, mas não o tempo todo e nem completamente - a não ser que você seja um daqueles monges budistas lendários (se for, por favor me ensine).

Pra te mostrar que seu corpo não depende completamente da sua cosnciência pra funcionar e que a vida é como uma lei a nível celular, conheça aqui 5 processos complexos e extraordinários que seu corpo está provavelmente fazendo nesse momento sem que você perceba:

Todo mundo tem câncer

breaking_2345487b

Não importa se você é vegetariano, pratica esportes, alimenta-se de luz ou come só pizza todos os dias há 25 anos, o câncer é resultado de uma multiplicação celular desenfreada e se desenvolve o tempo todo. A forma mais comum de ver isso é com verrugas, que todos têm, e as chances de morrer por um desses é de 38% para as mulheres e 43% para os homens, em média.

A cada vez que uma célula é lesionada, ela pode ativar um "código" genético de autodestruição, que, como um vírus, pode se alastrar e começar a destruir o DNA. Por sorte, temos enzimas que evitam que isso aconteça, mas, com a idade, elas perdem um tanto da eficácia, e por isso o câncer é praticamente a morte natural, por uso prolongado do organismo.

Bomba tóxica

AD0RPD_1_-acid_2677581b

Dentro de você, há quantidades de ácido clorídrico o suficiente pra estragar um carro, já que a substância corroi aço, mas não o interior de nossos estômagos, que tem uma proteína protetora que nos imuniza. Ou quase. Na verdade, pra ajudar, todo mundo tem um pouquinho de Wolverine em seu interior, literalmente: a cada três dias a membrana gástrica que fica em contato com esse ácido é completamente corroída e regenerada. Mesmo assim, dá pra passar dias sem comer nada antes que esse ácido realmente afete o estômago (na condição conhecida como úlcera).

Seu cérebro é o melhor computador que já existiu

ibm_human_brain

Infelizmente, até hoje não somos capazes de entender as infinitas sutilezas do cérebro, nosso órgão mágico que é capaz de nos fazer guardar memórias, aprender linguagens e elaborar conceitos, utopias e fantasias que jamais existiram na vida real. De onde vem esse poder? Das sinapses, interligam todo nosso instinto às nossas memórias e aprendizado, o que popularmente é chamado de "vivência" ou "cultura", e parece crescer sozinho.

Temos 86 bilhões de neurônios com infinitas ligações entre si. O nomes dessas ligações, feitas por transmissão elétrica, é "sinapse". Seu cérebro cria e destroi milhares delas por dia, a cada vez que você busca algo na memória ou sente um desejo inexplicável; isso é resultado dos seus 100 trilhões de sinapses trabalhando, um número superior a mil vezes o número de estrelas de nossa galáxia.

E se você acha que a ciência está perto da agilidade de processamento cerebral, saiba que nem 10 dual cores conseguem chegar perto de um cérebro. Na verdade, cientistas japoneses e alemães se uniram para tentar simular a velocidade cerebral, em 2013, e para isso precisaram de 82.944 processadores, que levaram 40 minutos para fazer o que o cérebro faz em 1 segundo. E nem sabemos se era um cérebro bem treinado - imagine se fosse o de Leonardo Da Vinci.

Você inteiro é um receptor de cheiro e sabor

Woman Eating Strawberry

Por mais estranho que isso pareça, pesquisas dos últimos anos têm revelado fatos estranhos sobre as células olfativas e gustativas, que não são exclusivas da cabeça, estando também presentes nos rins, coração, vias aéreas, células sanguíneas, espermatozoides e até mesmo na espinha!

Isso explicaria, por exemplo, como  os nefrídeos dos rins sabem que o xixi está filtrado: pelo gosto! O sangue usaria o mesmo método para regular sua salinidade e acidez, entre outros fatores, e o esperma, para encontrar o óvulo. Pior ainda é uma experiência foi feita borrifando células sanguíneas num ambiente com odor, e as células se moveram em direção ao cheiro! Bizarro!

Seu ouvido sente frio (e calor)

1

Você sabia que pode escutar a temperatura? Um estudo britânico diz que sim, já que os analisados conseguiam saber se uma xícara de chá que estava sendo servida tinha bebida quente ou fria apenas por ouvir seu som, com precisão de 96%. Isso significa que nós conseguimos diferenciar o estado de densidade de um líquido ou objeto apenas por ouvir seu som, o que significa que nossa audição é capaz de fazer um "sonar" para entender o estado físico de uma matéria. Tudo isso no tempo que você levaria para ler a letra "i".

 

Gostou? Conheça mais fatos estranhos e miraculosos sobre seu corpo aqui!

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+