Passamos um terço de nossas vidas dormindo. O sono é um processo natural do organismo em que o corpo “recarrega as energias” necessárias, gastas ao longo do dia. Mas enquanto o corpo descansa, o cérebro continua trabalhando (num modo menos intenso) para manter certas funções funcionando de forma correta. Pois é, nosso cérebro trabalha sem parar, até enquanto dormimos.
O Ultra Curioso fez uma lista com as 5 coisas incríveis que seu cérebro faz enquanto você dorme. Enquanto você “ronca”, sua massa cinzenta está a todo vapor operando de forma a te fazer funcionar melhor no dia seguinte. Às vezes, seu cérebro pode até te pregar peças.
Confira e veja porque seu sono é tão importante.
Enquanto dormimos, o nosso cérebro tem a capacidade de criar novas memórias, ligar memórias recentes com acontecimentos antigos, armazenar o que tem que ser armazenado e descartar aquilo que não precisamos, bem parecido com o serviço feito por um computador quando ele é desligado.
Justamente por isso, as pessoas que dormem pouco prejudicam sua capacidade de absorver novas informações, e seu aprendizado pode cair em até 40%, de acordo com o Dr. Matthew Walker, da Universidade de Berkeley.
A revista científica Current Biology publicou um estudo revelando que o cérebro é mais do que capaz de tomar decisões durante o sono. Na pesquisa realizada, alguns participantes escutavam palavras que deveriam ser categorizadas, e para isso, os participantes deveriam apertar alguns botões para separar singular de plural, etc.
Eles também foram autorizados a dormir durante o estudo, que revelou que mesmo durante o sono, o nosso cérebro continua reagindo de forma semelhante, e essa atividade cerebral também é capaz de tomar decisões enquanto dormimos.
Em 2013 foi realizada uma série de estudos em ratos que divulgava a descoberta da verdadeira razão para dormir. O que os estudos revelaram foi que, durante o sono, os cérebros dos ratos “limpavam” as células neurodegenerativas e as toxinas, o que previne o desenvolvimento de Alzheimer e Parkinson.
Durante o sono, a nossa mente faz conexões entre coisas que aparentemente não têm relação, o que pode levar a momentos de “iluminação”, em que temos uma ideia fantástica sobre alguma coisa, ou então uma profunda compreensão do mundo ao nosso redor. O nosso cérebro é capaz de criar ideias originais de forma espontânea durante o sono.
Durante o sono REM (rapid eyes movement), as rajadas de ondas de alta frequência chamadas de “fusos do sono” transferem informações sobre tarefas motoras do córtex motor para o lobo temporal, é uma maneira de aprender e corrigir movimentos físicos. Isso nos ajuda a corrigir e executar diversas tarefas físicas e a ter uma melhor coordenação motora. É como praticar um exercício sem sair da cama!