5 coisas que os astronautas não conseguem fazer no espaço

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Ciência e Tecnologia      04/08/15 às 14h38

Fazer uma viagem espacial é o sonho de muita gente. Quem não gostaria de viajar pelo espaço, ver a imagem do planeta Terra de cima e ainda contribuir para o avanço da ciência?

No entanto, as coisas podem ser muito mais diferentes em uma nave espacial do que estamos acostumados. Como a comida, por exemplo.

Além de ter uma alimentação diferenciada, os astronautas não podem fazer uma série de coisas, algumas delas por proibição da Nasa e outras porque é impossível fisicamente.

Para você ter uma ideia, por causa da gravidade, um astronauta não consegue fazer algo que aqui na Terra é natural: chorar. E esse não é o único impedimento. Veja essa e outras coisas que os astronautas não conseguem fazer durante uma viagem espacial.

1. Sem pizza

pizza

A pizza não pode ser desidratada ou congelada para ser comida no espaço, ao contrário de vários outros alimentos, que formam mais de 300 pratos disponíveis para alimentar os astronautas em qualquer viagem espacial.

2. Enviar documentos em formato DOC

office

Até o ano de 2006, os astronautas enviavam arquivos para a Nasa em formato DOC, no entanto usar esse tipo de arquivo no espaço foi proibido.

A razão para isso foi uma declaração da Microsoft sobre a vulnerabilidade no editor de textos Word, que permite a execução remota de códigos não autorizados. Isso representaria uma grande ameaça para a Estação Espacial Internacional.

3. Atenção com os ritos religiosos

A Nasa é laica, logo ela desencoraja os astronautas a rezar, pois a agência espacial já foi processada depois que astronautas leram versículos do livro de Gênesis em uma rede nacional de televisão na comemoração de Natal de 1968.

O astronauta Buzz Aldrin chegou a receber comunhão quando foi à Lua, mas manteve o rádio de comunicação desligado durante esse momento.

Já em 2006, um astronauta muçulmano recebeu um guia da Agência Espacial Malaia que descrevia como ele deveria proceder para realizar os ritos de sua fé dentro da Estação Espacial.

4. Nada de sexo

tra

Por determinação da Nasa, os astronautas não podem ter relações sexuais no espaço. Existem várias dúvidas sobre o ato sexual em um ambiente de microgravidade.

Além disso, a gravidez para mulheres em órbita é algo totalmente desaconselhável, pois o ambiente de peso reduzido pode causar danos irreparáveis ao feto.

5. Proibido lavar roupa

traje

A água é algo extremamente valioso para os astronautas em órbita, por isso eles não podem lavar roupa. Durante toda a missão eles usam o mesmo traje.

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+