5 coisas que você não sabia sobre a Maçonaria

POR Ultra Curioso    EM Mistérios & Horror      11/06/15 às 18h01

A Francomaçonaria (ou simplesmente Maçonaria), é uma das sociedades secretas mais antigas de que se tem notícia, e desperta a curiosidade de todo 'mero mortal' que não pertence a ela. Usando o esquadro e o compasso como símbolo máximo, a Maçonaria prega a liberdade, a fraternidade e caridade, que devem ser praticadas pelo homem. Porém, como uma típica "fraternidade discreta", os segredos da Maçonaria são mantidos sob sete chaves.

Se você tem curiosidade de conhecer os segredos sagrados e profanos dessa ordem, o Ultra Curioso listou 5 coisas que você não sabia sobre a Maçonaria. De leis próprias a saudações secretas, confira e saúde o 'Grande Arquiteto do Universo'.

1. Saudação secreta

01_02_2015__22_26_4834935f1601e8ee818e64ba35e0ad025a42dc1_640x480

Dentre os segredos da Maçonaria estão seus "cumprimentos". A fraternidade maçônica possui uma série de saudações secretas conhecidas universalmente entre eles, o que permite que eles se reconheçam. Essas saudações variam de acordo com cada grau do membro.

No momento de assinar o próprio nome, o maçom também tem uma maneira específica. Normalmente ele põe 3 pontos em forma de pirâmide no final da assinatura (ou embaixo).

2. Maçons não aceitam ateus

shutterstock_144868201-652x600

 

A Maçonaria tem uma regra de ter como membros aqueles que acreditam em um ser superior, seja ele qual for. Entre eles, Deus é conhecido como O Grande Arquiteto do Universo.

Por isso, se você não acredita em nada e bate o pé quando afirma que não existe nada além da matéria, nem tente, pois provavelmente os segredos da Maçonaria nunca lhe serão revelados totalmente.

3.  O símbolo maçônico está na nota de dólar

Dolar pirâmide da Maçonaria

 

A influência política dos maçons é imensurável, principalmente nos Estados Unidos. Um símbolo maçônico popular entre eles, a pirâmide inacabada com o 'olho que tudo vê', pode ser encontrado na nota de 1 dólar, devido a influência de um dos fundadores do país que era maçom: Benjamin Franklin.

Quando um político é iniciado, os segredos da Maçonaria lhe são repassados para que sejam usados na forma de governar. Por isso há o boato de que os maçons querem dominar o mundo.

4. O bode é um animal respeitado

bode

Muitos se diz que a Maçonaria tem o estranho costume de sacrificar e adorar bodes, em seus rituais. Mas o fato é, o bode era usado na idade média para marcar secretamente as reuniões dos membros.

Por ser considerada uma fraternidade de 'esclarecidos', a Maçonaria fora muito perseguida pela igreja na era medieval. Para fugirem da perseguição e fazerem suas reuniões na clandestinidade, o local do encontro maçom era marcado quando se amarrava um bode na entrada. Assim, todo maçom que passava e via o bode sabia que ali haveria uma reunião secreta. O bode figura então como um dos segredos da Maçonaria como "mensageiro".

5. O iniciado é ameaçado de morte

selo-maconaria-austria-2006-4

Segundo a tradição maçônica, os segredos revelados dentro fraternidade devem ser guardados com a vida do iniciado. Aquele que ousar contar a alguém fora da sociedade secreta algum segredo, é passível de duras punições.

Assim que o membro se inicia, ele é obrigado a fazer um juramento declarando estar ciente de que terá sua língua cortada e seus olhos arrancados caso saia tagarelando por aí o que eles fazem nos rituais. Há casos de mortes "suspeitas" de membros, após supostamente terem contado segredos da Maçonaria.

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+