5 costumes orientais que se tornaram tendencia no ocidente

POR Lucas Franco    EM Curiosidades      21/09/15 às 17h41

A globalização do mundo moderno resultou em uma livre circulação entre pessoas de diferentes países que também levaram suas tradições, costumes e disciplinas milenares.

O turismo, o cinema, as redes sociais, os programas internacionais, intercâmbios de estudo, oportunidades de empregos... a lista dos meios que permitiram uma maior fusão entre os habitantes do planeta poderia ser quilométrica. Graças a tudo isto, a cultura dos países asiáticos pôde chegar até o Ocidente, de forma que alguns de seus costumes milenares foram transferidos e transformados em tendência por aqui. Estas praticas, de uma forma geral, fazem com que uma sociedade cada vez mais capitalista e apressada, doe algum tempo para pensar em coisas como o equilíbrio e o bem-estar do corpo. Confira a lista de algumas destas praticas e não deixe de comentar quais destes costumes faz parte de sua vida.

Yoga

Yoga

Uma das disciplinas mais antigas do mundo nasceu na Índia há mais de cinco mil anos. O yoga foi praticado por inúmeros gurus que aproveitaram seus muitos benefícios para chegar mais perto do Nirvana, melhorar a fusão com o meio ou encontrar tratamento para a cura de algumas doenças. Hoje, as 12 asanas (posturas essenciais do yoga) são praticadas em todo o mundo como um impulso para abraçar a espiritualidade alternativa, buscando o bem-estar desejado para se alcançar o equilíbrio.

Sushi-bar

Sushi

Talvez não exista, no mundo todo, um prato típico tão mundialmente conhecido quanto o sushi. Nos últimos anos, a presença de estabelecimentos que servem o prato se espalhou por todo o mundo ocidental, de forma que é até difícil encontrar alguma pessoa que não saiba que o prato seja típico do Japão. A técnica existe há 200 anos; em sua origem, o prato era vendido em barracas, como comida de rua mesmo. Por aqui, o sushi possui um conceito bem diferente, mas o sucesso é o mesmo.

Feng Shui

Feng

No idioma chinês, feng significa vento, enquanto shui faz alusão a água: dois elementos que permitem o fluxo de energia em qualquer espaço. O Feng Shui parte do princípio de que o poder da energia é influenciado por nosso ambiente, de modo que os diferentes elementos de uma casa devem ser cuidadosamente posicionados. Um espelho mal colocado ou um sofá muito pequeno podem se tornar focos de má energia - o que afeta diretamente nosso ser. Os imigrantes chineses que se instalaram nos Estados Unidos no início do século XIX construíram estruturas que incorporam os princípios do Feng Shui nos bairros em que se habitaram.

Tamagotchi

Tama

Vamos voltar um pouco no tempo? No fim dos anos 90, surgiu no Japão uma pequena máquina em forma de ovo que alojava em seu interior um mascote divertido que precisava ser alimentado, limpo e tratado como se fosse real. A febre foi tanta que chegou a provocar casos de epilepsia em algumas crianças (suplementadas pelo fenômeno Pokémon que também aconteceu na época). O brinquedo se espalhou como um foguete pelo ocidente, e ainda hoje existem resquícios da brincadeira por aqui - como o Pou, presente em smartphones.

Vegetarianismo

Vegariano

A cada ano um número maior de pessoas se torna vegetariano; um estado que vai desde a busca de bem-estar a uma moda que muitos resolveram adotar apesar de consumirem pizzas de salmão ou sanduíches de peito de frango - algo já batizado como flexitarianismo. A origem da prática, como você poderia imaginar, se deu em países como a China, onde a população de vegetarianos já ultrapassa 50 milhões, ou na índia, um país considerado quase todo vegetariano, especialmente em estados como Gujarat, onde a prática é levada a extremos.

Lucas Franco
O cara que gosta do Batman! @heymac14

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+