Curiosidades

5 criaturas mais assustadoras do folclore nativo americano

0

O folclore nativo americano, assim como o nosso, é repleto de histórias, e todas são extremamente cativantes. As inúmeras lendas, que fazem parte da cultura americana seguem sendo transmitidas de geração em geração e, não tão distintas das que perpetuaram aqui no Brasil, muitas são ilustradas por terríveis monstros.

A maioria das representações populares da cultura americana possuem raízes indígenas, o que, para nós, é bastante comum, No entanto, por ser uma cultura totalmente diferente da nossa, muitas dessas criaturas fogem do nosso conhecimento.

Com o intuito de apresentar a vocês, leitores queridos, um pouco do folclore americano, compilamos aqui, em nossa lista, o mais temidos personagens que se manifestam nas lendas da cultura estadunidense. Confira, por tanto, quais são eles.

1 – Wendigo

O Wendigo é uma das criaturas mais temidas do folclore americano. Por ser uma das mais conhecidas, a criatura acabou se tornando protagonista de muitas produções cinematográficas, como, por exemplo, Supernatural e Os irmãos Grimm. Além disso, a figura do Wendigo também já foi materializada em importantes obras literárias, como Oryx and Crake, de Margaret Atwood, e Sematary Pet, de Stephen King.

Presente nas lendas indígenas dos povos Algonquianos, o Wendigo é um monstro que desperta curiosidade e, ao mesmo tempo, medo. Afinal, de acordo com o folclore nativo americano, o Wendigo percorre as floresta durante as noites em busca de carne humana.

2 – Skinwalkers

A figura do Skinwalker foi descrita por tribos nativas americanas que povoaram o sudoeste dos Estados Unidos, como os povos Navajo, Pueblo, Apache e Hopi. De acordo com os inúmeros relatos que perduram até hoje, os Skinwalkers são bestas que possuem corpos deformados.

No entanto, há também inúmeras histórias que dizem que os Skinwalkers eram poderosos curandeiros que se sucumbiram à tentação de usar suas habilidades para o mal. Independente das existentes versos, todas apresentam essas criaturas como seres incrivelmente poderosos e imortais.

Além disso, segundo a tradição, os nomes dessas bestas não devem ser pronunciados em voz alta. Aqueles que falam o nome dessas criaturas, acabam morrendo.

3 – Qalupalik

O Qalupalik, segundo a lenda, vive nas profundezas das águas geladas da região ártica. Os primeiros relatos da criatura partiu dos Inuit, tribo que habitava a tundra gelada do Alasca, Canadá e Groenlândia. Dizem que a lendária criatura atrai crianças para seu covil gelado sob a água. O motivo? Quando mais crianças a besta captura, mais jovem ela se mantém.

4 – Uktena

Culturas em todo o mundo contam histórias de serpentes gigantes ou criaturas semelhantes a dragões que se escondem nas profundezas da selva. A Uktena é uma delas.

A lenda dessa criatura originou-se no sudeste dos Estados Unidos, por meio da nação Cherokee. De acordo com a tribo, a Uktena é uma serpente que possui chifres e asas, ou seja, é bem parecida com um dragão.

De acordo com James Mooney, um antropólogo do século XIX que estou a tribo, a besta atraia os homens por ser extremamente brilhante.

5 – Tah-tah-kle’-ah

As corujas são animais importantes em para muitas tribos nativas americanas. Inúmeros povos criaram mitos relacionados a esses misteriosos pássaros noturnos. Os Yakama, por exemplo, dizem que as Tah-tah-kle’-ah eram bruxas que assumiam formas de corujas gigantes. Essas criaturas vagavam pelas planícies à noite procurando pessoas para devorar. De acordo com a tribo, existiam, ao todo, cinco Tah-tah-kle’-ah e todas eram irmãs.

Coringa do Futuro é apresentado em nova HQ do Batman

Matéria anterior

Veja as novidades que chegarão na Netflix em dezembro de 2020

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar