5 curiosidades que você provavelmente nunca ouviu falar sobre o Real

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      03/11/14 às 16h41

Você pode ser novo o suficiente para conhecer apenas o Real, mas a verdade é que nosso país já teve outras moedas em circulação. Acontece, no entanto, que desde a primeira metade da década de 1990, o Brasil vive sob o regime esse "novo" plano, que foi um verdadeiro alívio para a economia nacional quando entrou em vigor. (Clique para ler também: Você guardou algum brinquedo dos anos 80 e 90? Então talvez você ganhe um bom dinheiro!).

Mas, dados históricos a parte, hoje vamos falar mesmo são sobre algumas coisas a respeito de nossa moeda que quase ninguém sabe. Acompanhe a pequena lista que preparamos e confira 5 curiosidades e fatos sobre o Real e suas notas, que já estão por aqui há um pouco mais de 21 anos; e que você, provavelmente, não conhece, mas vai gostar de saber:

1. Notas de 1 real podem valer uma fortuna

1

Você tem antigas notas de 1 real em casa? Pois saiba que se esse for seu caso, você pode fazer um bom dinheiro com elas. Isso porque essa notas já estão sendo muito procuradas por colecionadores e, como são raras hoje em dia - especialmente porque não são mais produzidas pelo Banco Central -, elas podem estar valendo cerca de 100 reais! Aliás, o maior mercado de notas antigas está mesmo na internet. Pesquise para você ver.

2. Ainda existem 150 milhões de notas de 1 real

2

Você pode até achar que as notas de 1 real já foram recolhidas pelo BC, mas a verdade é que circulam pelo país mais de 150 milhões dessas notas extremamente raras. E olha que nem estamos contando com aquelas que as pessoas costumam guardar na carteira, para dar sorte. Essa quantidade toda está mesmo girando em território nacional.

3. O garoto-propaganda do Plano Real

3

Em 1994, quando a nova moeda brasileira começou a circular, os brasileiros tiveram um poder de compra muito maior. Com apenas 1 real naquela época era possível comprar, por exemplo, 10 pãezinhos ou mesmo um quilo de frango! Incrível não? Isso fez tanto sucesso que o "garoto-propaganda" do Plano Real foi realmente um frango, o que subiu o consumo desse tipo de carne no país de 14 quilos para 40 quilos por pessoa!

4. Outras moedas além do Real

4

Não estamos falando sobre outras moedas que apareceram por aqui ao longo da história. Atualmente, por mais que poucas pessoas não saibam dessa informação, existem outras 81 moedas, além do Real, que são aceitas e reconhecidas pelo Banco Central. Conhecidas como moedas sociais ou alternativas, elas foram criadas por bancos comunitários para estimular a economia de algumas regiões e são mais encontradas em estados como Ceará, Piauí, São Paulo e Rio de Janeiro.

Alguns nomes dessas outras moedas que circulam por aí: Sabiá, Ibaré, Maracanã, Ita, Semear, Cocais, Apuanã, Capivari e assim por diante.

5. Oito moedas em 50 anos

5

Réis, cruzeiro, cruzeiro novo, cruzado, cruzado novo, cruzeiro (de novo), cruzeiro real e real. Ao todo o país trocou de moeda oito vezes em apenas 50 anos! A última troca, como já dissemos no decorrer da matéria, foi em 1994, mais exatamente no dia 1º de julho; quando o Real foi adotado. Embora essa seja a moeda vigente desde essa época, já passamos por uma outra alteração, dessa vez com relação ao tamanho e a alguns outros detalhes que garantem a legitimidade das notas.

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+