5 efeitos colaterais do álcool que ninguém te conta

POR Magno Oliver    EM Entretenimento      04/11/15 às 14h53

Atire a primeira ressaca quem nunca teve um porre com álcool e teve que encarar um dia cheio de atividades e muita dor de cabeça por conta dos efeitos.

Você sabia que quando se ingere uma bebida alcoólica, as moléculas de etanol entram imediatamente na corrente sanguínea por meio da mucosa da nossa boca? Elas levam cerca de 15 a 60 minutos para que 100% dessas moléculas entrem na circulação sanguínea e se espalhem pelo corpo.

E aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já mostramos para você a bebida alcoólica mais forte do mundo. Você tem ideia de qual seja? Você sabia que ela possui um teor alcoólico de 96% de álcool? Então (Clique aqui e confira a matéria).

Mas você sabia que alguns efeitos colaterais acabam te afetando depois que você bebe e nem imaginava? Confira aí alguns efeitos colaterais do álcool que ninguém te conta:

1 - Queimadura

MedicoFacil_destaque_blog_01-1024x480

Se você é uma pessoa que curte tomar umas caipirinhas, margaritas e tequilas, é bom ter cuidado. Por conterem limão, a acidez do suco dessa fruta misturada aos raios UV podem causar uma reação chamada fitofotodermatite.

Esse efeito pode provocar queimaduras de segundo grau em seu corpo. Se caso essas bebidas tiver derramado em suas mãos, braços ou alguma parte do corpo, evite ao máximo os raios do sol.

2 - Aumento das mamas

fotos-de-ginecomastia-antes-e-depois

Sim, um dos efeitos colaterais do álcool é o efeito do aumento das mamas. E isso você nem imaginava. O lúpulo que está contido na composição das cervejas possui altas doses de fitoestrogênio, um estrogênio vegetal que alivia cólicas menstruais em mulheres.

Esse estrogênio nos homens pode causar o crescimento das mamas, causando um desequilíbrio hormonal.

3 - Ausência de sonhos

carneirinhos

De acordo com um estudo da Irshaad Ebrahim do Centro de Sono de Londres, menos de quatro cervejas já são o suficiente para que ocorra redução significativa da sua qualidade de sono.

Os efeitos de uma bebedeira com álcool podem atrasar o início do sono REM, que é o exato momento em que o sistema cerebral produz sonhos. Até porque quando se está com muito álcool no sangue, a pessoa chega a quase desmaiar de na cama de tanto sono que vem tão pesado que nem dá tempo de ter algum tipo de sonho.

4 - Xixi em excesso

fazer-xixi-rua-pode-render-multa-de-ate-mil-reais-carnaval

Outro efeito colateral que você percebe bem rapidinho é o de querer fazer xixi em maior quantidade de vezes. O etanol inibe a produção de um hormônio que controla a absorção de água pelo nossos rins.

A quantidade de líquido ingerida é que vai determinar o número de vezes que você irá ao banheiro para esvaziar a bexiga.

5 - Alterações nos batimentos cardíacos

g_155214185

Cerveja interfere no seu coração em vários sentidos, não é só o da sofrência de quando você bebe e lembra de um amor antigo não. Por conta do efeito colateral do excesso de urina, o coração também acaba sendo afetado. Mas como o xixi interfere nos batimentos cardíacos?

O motivo é que por meio dele, minerais que ajudam a manter os batimentos, como o potássio e o magnésio acabam sendo eliminados. E são eles que são responsáveis pela manutenção dos batimentos. O ritmo de batimentos do seu coração pode gerar um quadro de alterações mesmo durante e depois de uma bebedeira com bastante álcool. É preciso tomar cuidado.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+