Ciência e Tecnologia

5 razões científicas para você se importar MUITO com o aquecimento global

0

O aquecimento global tem sido um problema que tem preocupado bastante a humanidade. E isso tem sido causado por conta da emissão de gases do efeito estufa resultante da ação do homem.

Segundo um estudo feito pela equipe internacional de pesquisadores publicado no Jornal El País, revelou que os últimos verões foram os mais quentes dos últimos dois milênios na Europa e na região do Mediterrâneo.

Os efeitos no mundo são diversos e atingem a todas as regiões do continente. Pensando nisso, nossa redação separou para você uma matéria com 5 razões científicas para você se importar MUITO com o aquecimento global.

Alguns dados são tão alarmantes que muita gente não tem se preocupado muito com o assunto. Confira a lista:

1 – A perda acelerada de gelo na Groelândia

greenland-glacier-earth-day-13

Ao longo das bordas da Groelândia está ocorrendo um fenômeno que tem preocupado os cientistas. As feleiras dessa área estão perdendo massa a um ritmo bastante acelerado.

A parte sul tem perdido grande quantidade e agora a ala noroeste também tem sofrido perdas. Por ano, a Groelândia chega a perder 300 gigatoneladas e isso vem ocorrendo dos últimos 10 anos para cá.

2 – O acúmulo de calor no planeta

since-1901-global-average-surface-temperatures-have-risen-at-an-average-rate-of-013f-per-decade-the-united-states-has-warmed-at-nearly-twice-the-global-rate-since-the-1970s

O planeta em geral está com um acúmulo de calor preocupante e em volume maior que nos últimos 10 anos. E a causa disso tem sido o acúmulo de gases de efeito estufa absorvidos e irradiados por Terra, além do alto nível de radiação presente. Segundo informou o site da EPA, Os Estados Unidos tem elevado em quase o dobro da taxa global de aquecimento desde o período da década de 1970.

As temperaturas médias globais da superfície do planetar chegaram a aumentar em uma taxa média de 0.13ºF por década. E isso desde o ano de 1901.

3 – O aumento de fenômenos naturais no mundo

STORM-SANDY_

Os últimos 20 anos tem passado por um aumento sensível na intensidade de fenômenos como ciclones, tempestades tropicais, furacões, maremotos etc. Os cientistas observaram que desde a década de 1990, seis dos 10 anos mais ativos em fenômenos dessa natureza tem ocorrido desse período pra cá e causado aumento das temperaturas da superfície do mar.

4 – O aumento das temperaturas globais nos últimos 10 anos

raio

Segundo o site do newsdiscovery, as temperaturas médias globais aumentaram em cerca de 1,33 graus Fahrenheit (0,74 graus Celsius). A trajetória de aquecimento tem sido ascendente e atingido as superfícies globais desde 1979.

Os cientistas perceberam um taxa maior entre os continentes ao longo do Hemisfério Norte, principalmente, cerca de 1,26ºC.

5 – A perda de gelo acelerada da Península Antártica

lightbox10-antartica

A região que atinge o norte da Península Antártica tem sofrido aquecimento constante, principalmente na região da ponta da América do Sul. As temperaturas tem atingido 2,8 graus Celsius, nos últimos 50 anos.

A época em que as superfícies mais sofrem derretimento é na estação do verão e isso vem acontecendo em uma taxa dez vezes maior do que 600 anos atrás.

Você tem se atentado ao aquecimento global? Mande seu comentário para gente!

7 tragédias assustadoras que aconteceram em circos

Artigo anterior

Biografia: Tudo o que você precisa saber sobre o Papa Francisco

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido