• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


5 razões para Watchmen ficar fora do Universo DC

POR Renan Neves    EM Fatos Nerd      09/02/17 às 21h15

Escrito por Alan Moore juntamente com as ilustrações de Dave Gibbons, Watchmen foi lançada originalmente como 12 números na década de 1980 e de lá pra cá se tornou uma das séries de quadrinhos mais importantes de todos os tempos e uma das publicações mais significativas do século XX. A série veio para agregar o lento, mas constante aumento das histórias com uma pegada mais sombria como The Dark Knight Returns e Swamp Thing.

Apesar de ser um conteúdo mais voltado para os adultos, Watchmen fez bastante sucesso chegando ao grande público de fato no lançamento da live-action de 2009. Mas será que todo essa sucesso é motivo para introduzir a saga ao universo da DC? Resolvemos listar os x motivos pelos quais Watchmen deve ficar fora do universo da DC.

1 - Poderia arruinar o original

A questão é simples: os Minutemen e Crimebusters jamais poderão existir no mesmo universo que a Liga da Justiça. Para Watchmen funcionar é necessário um mundo sombrio e descrente característico da própria história. O principal motivo para isso seria o momento em que foi escrito, onde a destruição nuclear parecia uma possibilidade real aos olhos da população pela Guerra Fria. Remover Watchmen deste contesto é acabar com uma das bases da personalidade do quadrinho.

2 - A DC precisa seguir em frente

No momento que Watchmen saiu os super heróis eram taxados como algo brega, em partes devido à influência do programa Batman na TV de 1966. Moore e Gibbons acabaram com isso, levando às páginas dos quadrinhos histórias com temas adultos e excluindo completamente a associação infantil do passado. Watchmen de fato provou que super-heróis poderiam ser sombrios e sérios, porém este momento passou e agora a DC precisa ser mais otimista, levar as histórias para esse lado mais sombrio não tem mais necessidade.

3 - Heróis contra Heróis é coisa da Marvel (e cansa!)

Será que é realmente necessário ver os dois universos se colidirem em uma batalha? A Marvel já vem usando deste artifício por alguns anos e a DC seguiu na mesma linha, o fato é que heróis lutando contra heróis não é mais algo novo que um dia foi, hoje em dia é tão comum que talvez o inovador seja heróis contra vilões.

4 - Não foi feito para ter continuidade

Contrapondo a célebre frase do Dr. Manhatan onde ele diz "nada termina nunca", o final de Watchmen é totalmente tangível. Com o rosto feliz manchado presente na abertura e na conclusão, entendemos que a história foi projetada para dar este vislumbre no universo e nada mais. Será possível que algumas histórias permaneçam intactas em vez de surgir novas tentativas horríveis de outros enredos?

5 - Um problema na cultura pop

Há de fato um grande problema, os personagens e histórias do passado são canibalizados e apresentados como algo novo. Apesar da nostalgia e do amor que temos pelos personagens e histórias, temos que entender que nada disso é novo, tudo isso acaba sendo reciclado e isso não é bom para o universo pop.

Próxima Matéria
Renan Neves
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+