5 tendências que estão mudando o ensino em todo o mundo
Tempo de leitura:2 Minutos, 34 Segundos

5 tendências que estão mudando o ensino em todo o mundo

Novas tendências estão afetando o ensino educacional em todo o mundo. Como notamos a mudança e a inserção de novos métodos, decidimos compilar, aqui, os fatores que mais estão influenciando na educação nos tempos atuais.

Todos os pontos que constam em nossa lista foram explicados por Andreas Schleicher, diretor de educação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e coordenador do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês).

Confira, agora, quais são eles.

1. Lacuna entre ricos e pobres versus mobilidade social

Um dos principais fatores, que modificam o ensino atualmente, é a lacuna existente entre ricos e pobres. Basicamente, a drástica diferença financeira tem refletido de forma direta na maioria das escolas. Nos países da OCDE, composto exatamente por 36 membros, 10% das nações mais ricas possuem uma renda 10 vezes maior do que os 10% dos países que são mais pobres. Esse, sem sombra de dúvida, é o maior desafio que os sistemas educacionais enfrentam hoje.

2. Índice de riqueza da Ásia

Como todos sabemos, o índice de riqueza está aumentando cada vez, especialmente na Ásia. De acordo com Schleicher, a classe média global segue em expansão e 90% de seus novos membros pertencem à China e à Índia. Por conta de tal realidade, surge a seguinte questão: como o cenário econômico mundial pode mudar, se as pessoas com acesso a uma educação de ponta são da Ásia e não da América do Norte, do Sul e da Europa?

3. Crescimento da imigração

Imigrantes sempre existiram. E muitos sempre visaram os Estados Unidos e a Europa por proverem uma gama de possibilidades. No entanto, o cenário, hoje, é outro. A Ásia, nos últimos anos, tornou-se o destino mais popular dos imigrantes.

O continente, por meio de sua diversidade cultural, gera nos imigrantes energia e ambição. Em contrapartida, coloca em pauta outros desafios. Até o momento, não se sabe, por exemplo, como as escolas existentes no continente podem apoiar os estudantes que chegam de diferentes partes do mundo…

4. Financiamento

Um dos desafios que a grande maioria dos estudantes enfrenta hoje é encontrar financiamento para poder se inserir nos sistemas educacionais. Atualmente, a maioria das escolas tornaram-se uma forma de investimento de longo prazo, principalmente, após terem aumentado o número de exigências para suprir as expectativas dos alunos, como, por exemplo, entrar na universidade. Em suma, os indivíduos, hoje, ao adotarem o financiamento, estão vulneráveis e podem ser vítimas de repentinas crises econômicas e recessões.

5. Isolamento

A tecnologia, hoje, mais do que nunca, nos mantém conectados. É por meio dos dispositivos eletrônicos, que construímos e mantemos vínculos tanto entre países, como culturas. Mesmo colocando em pauta uma gama de fatores positivos, a tecnologia também é capaz de fazer com que o mundo se torne um terreno mais volátil, mais incerto.

Atualmente, as notícias e as informações são personalizadas por algoritmos, ou seja, nós só temos acesso a opiniões de pessoas que tendem a compartilhar o mesmo pensamento que o nosso e isso é um dos maiores fatores que nos impedem de construir nosso espírito crítico.