Ciência e Tecnologia

7 perguntas sobre a Lua que os brasileiros mais buscam no Google

0
7 perguntas sobre a Lua que os brasileiros mais buscam no Google

Em 2020, os brasileiros se destacaram em um dado um tanto quanto curioso. Depois da NASA anunciar que encontrou moléculas de água na superfície o lunar, o assunto se tornou bastante pesquisando em território nacional. Com isso, tendo em mente algumas das dúvidas geradas a respeito da Lua, separamos as 7 perguntas sobre a Lua que os brasileiros mais buscam no Google.

E claro, se você esteve entre essas pessoas, não se preocupe, não há nada de mais em buscar aprender informações novas. De toda forma, aqui, você nem precisa buscar essas dúvidas no Google. Essas são algumas perguntas sobre a Lua que você, provavelmente, não sabia a resposta!

1 – Um dia, na Lua equivale a quantos dias na Terra?

Basicamente, um dia na Lua equivale a 29,5 dias terrestres. Para se chegar a esse resultado, calculamos a velocidade de rotação do satélite. Ou seja, é necessário 27,3 dias terrestres para a lua dar uma volta em torno de si, completando um dia sideral. Porém, o período que leva para o Sol voltar para a mesma posição no seu céu é de 29,5 dias, ou um dia sinódico. Em comparação, essa é uma velocidade bastante lenta, mas explica o fato da mesma face da Lua estar sempre voltada para nós.

2 – Em que ano o homem pisou a Lua pela primeira vez?

Em 20 de julho de 1969, Neil Armstrong se tornou o primeiro homem a pisar na Lua. Seu feito foi parte da Missão Apollo 11, desenvolvida pela NASA.

3 – Quantas vezes o homem foi à Lua?

Entre os anos de 1969 e 1972, seis Missões Apollo foram realizadas com sucesso. Dito isso, ao todo, 12 astronautas pisaram na superfície lunar. Além disso, quatro desses astronautas ainda estão vivos. São eles: Buzz Aldrin, David Scott, Charles Duke e Harrison Schmitt.

4 – O que a NASA descobriu na Lua?

Em uma das últimas perguntas sobre a Lua, também respondemos que o mais importante do que a Lua em si, já que as viagens ao satélite possibilitaram o desenvolvimento de tecnologias revolucionárias. Já, sobre a própria Lua, 382 quilos de rochas lunares foram coletadas nas visitas ao satélite. Esse material resultou na produção de 2,5 mil artigos acadêmicos. Entre os achados mais importantes, destacamos o que sugere que a superfície da Terra e da Lua tenham uma origem em comum.

5 – Qual a distância da Lua para a Terra?

Quando está mais perto da Terra, a Lua se encontra a 363.105 quilômetros de distância. Mas, em sua maior distância, esse número sobe para 405.696 quilômetros. Assim, em média, o número é de 384 mil quilômetros, ou seja, 30 diâmetros da Terra de distância.

6 – Quais são as fases da Lua?

Por conta da luz do Sol refletida na superfície lunar, temos as quatro fases da Lua que mudam ao longo de 28 dias. São elas: cheia, minguante, nova e crescente. Outra curiosidade é que o “efeito Lua” acontece com todo o Sistema Solar. Nesse sentido, se pudéssemos observar o sistema de longe, em alguns momentos, veríamos apenas uma parte dele iluminado, bem como acontece com a Lua.

7 – O que é um eclipse lunar?

Quando o Sol, a Terra e Lua se encontram em perfeito alinhamento, a Lua é oculta pela sombra da Terra. Isso faz com que os raios solares não cheguem até a superfície lunar e, consequentemente, a Lua não seja vista da Terra.

5 tendências que estão mudando o ensino em todo o mundo

Matéria anterior

7 melhores personagens e bordões de Renato Aragão

Próxima matéria

Você pode gostar