Curiosidades

5 termos de uso e serviço assustadores que você concordou sem perceber

0

Você é daqueles que sempre que compram um novo jogo ou baixam algum aplicativo e clicam incessantemente na opção “próximo” com a euforia de um viciado prestes a dar um pico de heroína e quando a opção “aceito os termos e serviços” chega entra em êxtase?

Ninguém está te julgando aqui, afinal a grande maioria das pessoas que usam serviços de bancos ou redes sociais estão no mesmo barco de “Dá ok logo e acaba com isso”. Mas talvez seja válido ler esses termos antes de assinar. Sua mãe sempre disse para nunca aceitar doce de estranhos e assinar documentos sem ler antes. Ela sempre esteve certa.

Hoje vamos para uma lista de coisas absurdas que você aceitou sem nem pestanejar nesses 5 termos de uso e serviço assustadores que você concordou sem perceber.

5. Facebook é dono da sua vida

facebook_like_logo_1

Todo mundo ama o face. A rede social para muitos é onde falamos para o mundo todo sobre nossas vidas sociais, mostramos aquela selfie fazendo duck face e fotos de gatos ou bebês recém nascidos. Mas quantos vídeos você postaria dos primeiros passos do Júnior sabendo que você não tem nenhum direito sobre as filmagens?

Absolutamente tudo que você posta no Facebook se torna propriedade intelectual da companhia, independente do tipo de privacidade que você tenha escolhido para sua conta. Então se algum dia sua selfie aparecer em algum material promocional, apenas torça para terem escolhido uma em que você saiu bem.

4. Instagram pode usar suas ideias de graça

insta-icon

Em outra caso de sua propriedade intelectual se tornar livre para todos, talvez você deva pensar duas vezes antes de postar uma foto do seu novo robô ou um prato de uma receita inteiramente nova para seu restaurante. Por que? Simplesmente o Instagram pode resolver divulgar essas fotos para toda a internet sem nenhuma compensação monetária.

Instagram nos seus “Termos e Condições” deixa claro que eles podem usar todas as postagens para seus próprios fins.

3. Você não é dono do que compra

kindle_2366549b

Imagine que você empreste um livro para seu amigo que vai viajar. Seu amigo está terminando o primeiro capítulo quando batem na sua porta. Você abre e um senhor entra na sua casa e começa a levar todos os livros que estão na prateleira.

Isso pode parecer improvável, mas pode estar acontecendo neste exato momento a um usuário do Kindle da Amazon. Já houve casos de usuários terem suas bibliotecas inteiras sendo deletadas sem nenhum aviso prévio simplesmente por uma suspeita de que os documentos tenham sido acessados por alguém que não fosse o dono da conta.

2. A Apple te persegue

grandarcade_hero

Twitter e Google podem te rastrear por softwares de localização geográfica enquanto você está acessando os apps. Já a Apple leva tudo um passo adiante. Se você está lendo a Ultracurioso no seu computador ou telefone celular da marca,  a Apple sabe exatamente onde você está.

O Itunes tem um sistema de localização geográfica em seu software, mas você não precisa estar ouvindo músicas para ativá-lo. O serviço diz que eles têm acesso à dados de seu computador, ou seja, você não precisa estar em movimento ou nem mesmo usar o aplicativo para acessarem seus dados. O pior é que você não pode desligar o GPS e impedi-los. O “Termos e Condições” não diz que mesmo com o GPS desligado eles podem te localizar.

1. Se você está infeliz, não pode processar ninguém

2413295-xsmall

Se qualquer coisa lida neste artigo fez te sentir invadido e que todas suas liberdades civis estão sendo pisoteadas pelas grandes botas de imensas corporações…Bom, fazer o que né? Quando você aceitou os “Termos e Condições” você provavelmente concordou em não processar. A grande maioria das empresas tem uma cláusula arbitrária em seus contratos que te impedem de processar.

Os 9 navios fantasma mais famosos da história

Artigo anterior

Essa é a única coisa que você não percebeu em Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido