5 verdadeiros mistérios envolvendo o corpo e a mente humana que ainda estão sem solução

POR Eduardo Coelho    EM Ciência e Tecnologia      11/08/15 às 16h10

Será que com todo o aparato que a ciência possui em mãos, em pleno século XXI, no 3º milênio, ainda existem tantos mistérios assim, envolvendo nosso corpo físico e mental, que ela não faz a mínima ideia de como explicar de um modo realmente convicto?

Sob esse ponto de vista, o All That is Interesting realizou um levantamento de 5 desses fenômenos ao qual a ciência simplesmente não sabe como delimitar de modo coeso e coerente. Garantimos pra vocês que os cinco casos são extremamente pertinentes e vão se encaixar nesse contexto de dúvida envolvendo as pessoas e suas diferenças cognitivas como indivíduos.

Confira conosco agora mesmo, esses 5 mistérios envolvendo o corpo e/ou a mente humana que precisam de muito mais estudos para que eventualmente existam provas consistentes apontando diretrizes sobre as determinadas segmentações:

1. Por que as células se matam?

pcdfig1

Apoptose, é o nome de um fenômeno que ocorre no nosso corpo relacionado à um tipo de 'suicídio' de células do nosso corpo. Ao longo de nossa vida, em torno de 50 bilhões de células, simplesmente se auto destroem, e os cientistas ainda não conseguem compreender o que leva essas células aparentemente saudáveis a se destruírem.

 

2. Teoria Computacional da Mente Humana

2000px-MindMapGuidlines.svg

Essa é uma teoria que foi criada em 1964, que consiste em fundamentar o conceito que o cérebro do ser humano é como se fosse um computador, e a mente, o sistema operacional.

Mas essa teoria tem algumas cognições desconexas, entre elas, a de que por exemplo, se um PC eventualmente sofre algum curto e precisa de assistência, o técnico vai lá e normatiza o problema. Já com o ser humano, sob esse ponto de vista, como ocorre em uma depressão, por exemplo? Quais seriam os mecanismos para normalizarem a mente humana dentro dessa ótica de sistemática operacional?

3. A Nossa Consciência

consciousness

Todo mundo sente dor de cabeça, por exemplo! E isso é subjetivo, para cada um de nós, e essa subjetividade, é considerada a nossa aclamada consciência . Que é um tema difundidamente estudado em especializações didáticas, como a psicologia, psiquiatria, e até mesmo na filosofia e não conseguimos chegar a um parecer final coerente relacionado ao funcionamento da consciência humana.

 

 

4. O Emblema das Cores

ColorIllusion

Eu aqui, sentado escrevendo essa pautinha, não tenho as mesmas percepções relacionadas as cores do que você aí no seu cantinho lendo essa matéria e olhando essa ilustração aí acima. Isso é um fato! Visto que as noções das tonalidades de cores que vemos em nossa percepção, dependem bastante dos graus de daltonismo que eventualmente alguma ou outra pessoa venha a ter, e o nível de sombreamento sob nosso campo de visão em detrimento de determinada cor.

Ao olhar para o céu por exemplo, o azul que você aí vê pode não ser o mesmo tom de azul que eu veria ao olhar para o céu.

 

 

5. O Sobrenatural

265593_3775365979084_1915565508_o-1

Já ouviu falar do "Desafio Paranormal"? É um emblema proposto pela Fundação Educacional James Randi desde 1964, que consiste em premiar com 1 milhão de dólares (ISSAÍ, ON F*CK MILLION OF DOLLARS!), qualquer ser humano que comprove que possua dons ou habilidades consideradas 'paranormais'.

Muitos dos mais populares 'paranormais' do mundo, se recusaram a se inscrever para o desafio! Até porque eles exigem exames relacionados à saúde mental e a comprovação científica de seus dons 'sobrenaturais'. Ao todo mais de 1000 pessoas se inscreveram no teste e nenhuma delas levou essa verdadeira bolada para casa! A  funcionalidade do desafio sempre foi fazer com que o postulante a vencedor, consiga comprovar cientificamente os seus dons, para que ele de certo modo, consiga contribuir para as descobertas cientificas do instituto.

 

Quanto mais descobrimos, mais sabemos que nada somos e que nada sabemos de fato, né?!

200

Eduardo Coelho
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+