5 verdades da Idade Média que os filmes não tem coragem de mostrar

POR Eduardo Coelho    EM Curiosidades      09/09/15 às 18h29

Algumas coisas da Idade Média, simplesmente ou não foram noticiadas para vocês na época do colégio, ou os seus professores não tiveram tempo cronológico para lhe contarem, e que não foram mostradas nos grandes filmes hollywoodianos com essa temática.

Você sabia, por exemplo, como funcionavam os banheiros medievais? Casos curiosos envolvendo esse aparato físico (que era para ser higiênico) e coisas do tipo?

Pois é, hoje iremos contar para vocês, coisas corriqueiras da Idade Média e que são ou grotescas, ou muito difíceis de se acreditar. Confira 5 exemplos práticos desses costumes:

1- Banheiros

Ostia-Toilets

Esses eram os formatos e modelos de banheiros na época do Império Romano. Tratavam-se de verdadeiros rios, poças represadas e pequenas grutas, contendo um mar de excrementos, fezes, urina, vômito e coisas desgostosas do gênero. Muita gente inclusive, chegou até mesmo a se 'queimar'  por conta da emissão de metano proveniente desses locais, só de se aproximarem desses legítimos reservatórios de detritos.

2- Manchas pelo corpo?

tumblr_mhus9wrqx31rqxd5ko1_1280

Tem alguma verruga? Pintas chamativas? Ou algum tipo de manchinha mais escura? Shiiii! Essas características relacionadas à pele, eram muito 'mal vistas' pelos povos da Idade Média. Se você tinha ou tem alguma dessas características, você seria praticamente exilado, retirado do convívio do restante da sociedade. Nem mesmo as marcas de nascença eram perdoadas.

3- Desemprego

paderne2

Os povos de antigamente, chegavam até a procurar emprego em cidades vizinhas, fazendo verdadeiras cruzadas diárias em busca de um lugar ao sol, para praticarem seus ofícios. Muitas vezes eram confundidos com baderneiros, arruaceiros e forasteiros 'suspeitos', o que poderia ocasionar até mesmo a prisão deles. Os mais pobres, à partir de 1547, poderiam bordar  a letra "P" de (poor, pobre na língua inglesa) em suas vestes e garantirem-se no programa de assistência aos desempregados.

4-  PORRADA!

De_Fechtbuch_Talhoffer_169

As brigas, tretas, barracos e confusões da época da Idade Média, eram elevadas a enésima potência. Os quebra-pau lá eram muito mais brutais. Existem vários registros de que donos de tabernas, que vendiam as bebidas alcoólicas para o povo e eram responsáveis por pontos de prostituição, entrando em conflitos diretos com os beberrões. Até mesmo os mais ricos, universitários, e estudantes, já se organizaram em pequenas 'facções' para poderem organizar os conflitos.

5- Funcionalidade dos Temperos

P1070394

Os temperos e condimentos, como a pimenta, o cravo, e o açafrão, eram tão raros e tão valorizados, que eram utilizados até mesmo como moedas de troca dentre os povos da Idade Média. Alguns inclusive, realizavam verdadeiras experiências narcóticas utilizando os condimentos em questão. Além de serem usados para a ostentação de riqueza de grandes nobres, que mostravam para a população, verdadeiros emaranhados e pilhas de temperos para mostrarem que tinham dinheiro.

Você sabia de tudo isso? Há alguma informação que você queira compartilhar sobre a Idade Média conosco?

 

Eduardo Coelho
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+