Curiosidades

5 vezes que você usou o Teorema de Pitágoras e não se lembra

0

Estamos há tanto tempo vivendo com a matemática, que é difícil imaginar a vida sem ela, e isso também vale para aqueles que não são muito bons em contas numéricas. Isso porque a matemática está em tudo a nossa volta. Mesmo que isso seja uma verdade, existem coisas que aprendemos na escola que a gente sempre se pergunta: quando vou usar isso na vida? Uma delas é o Teorema da Pitágoras.

Ademais, para corroborar com essa teoria de que a gente não usa o teorema na vida cotidiana, recentemente, o youtuber Felipe Neto disse que nunca precisou usar o Teorema de Pitágoras. Além disso, ele também questionou todos os anos de estudo “à toa”.

Para quem não se lembra, esse teorema é uma expressão matemática que relaciona os lados de um triângulo retângulo, conhecidos como hipotenusa e catetos. Então, será que realmente as pessoas nunca usam o Teorema de Pitágoras na vida? Nesse caso, ele é sim usado em várias situações, mas as pessoas não percebem. Mostramos aqui algumas delas.

1 – Viagem de carro

Faial prime

Imagine que dois amigos marcam de se encontrarem em um parque para começar uma viagem de carro e um deles vai de carona. Para chegar até o parque, o motorista tem duas opções de rotas. Uma delas, ele seguirá para o norte por três quilômetros e virará a oeste por quatro. Totalizando sete quilômetros percorridos.

Contudo, na segunda opção ele pode ir por uma trilha de terra em diagonal. Olhando no mapa, se nota que um triângulo retângulo foi formado. Nesse ínterim, fazendo os cálculos para descobrir a hipotenusa, se nota que o segundo caminho levará apenas cinco quilômetros para ser concluído.

2 – Pintar uma parede

Viva decora

Outra situação em que o Teorema de Pitágoras é usado o tempo todo é quando pintores vão pintar uma parede. Ele é usado quando eles decidem qual será a altura de uma escada para pintar a parede.

Esse simples gesto é a prática do teorema porque para que a escada não caia no chão, é necessário decidir qual a distância que ela deverá estar afastada da parede. Aqui, a hipotenusa é a própria escada.

3 – Saber o tamanho de um monitor

Tudo celular

Para que uma pessoa saiba o tamanho real de um monitor antes de comprá-lo, ou vê-lo pessoalmente, é preciso usar o teorema. Nesse caso, é preciso fazer cálculos, já que é a hipotenusa dessa tela que dirá as polegadas reais do monitor.

4 – Construções

Imóvel web

As pessoas que trabalham com arquitetura e marcenaria sabem que o Teorema de Pitágoras é usado o tempo todo. O que mostra que qualquer pessoa que tenha uma casa precisou desse teorema mesmo sem saber.

5 – Comprar mala

O nego viaja

Uma tarefa que parece não ter nada a ver com matemática também necessita do Teorema de Pitágoras. No caso, escolher uma mala nova para comprar. Uma das maneiras de saber o que cabe nela é usando o teorema.

Por exemplo, se o vendedor disser que a mala tem 67 centímetros de comprimento e 30 centímetros de largura, você pode usar esses números para determinar quanta coisa cabe nela. Isso porque através deles é possível descobrir que essa mala em específico tem 70 centímetros de altura. Com esse resultado você pode julgar se a mala será ou não suficiente para armazenar tudo que você precisa.

Fonte: Jornal Porto Alegre

Imagens: Faial prime, Viva decora, Tudo celular, Imóvel web, O nego viaja 

Zezé di Camargo anuncia carreira solo: 5 músicas foram lançadas

Matéria anterior

Artista explode Lamborghini e transforma pedaços em NFTs

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos