Ciência e Tecnologia

Artista explode Lamborghini e transforma pedaços em NFTs

Lamborghini Huracan
0

A arte não é apenas o que é bonito, podendo ser também uma forma de protesto. Assim, o artista conhecido apenas pelo pseudônimo Shl0ms defende essa prática e seu mais novo trabalho mostra isso. Isso porque ele explodiu uma Lamborghini para transformar seus pedaços queimados em NFTs.

Dessa forma, Shl0ms contou que explodiu o carro de luxo avaliado em 250 mil dólares, aproximadamente 1,27 milhão de reais, para transformar os pedaços queimados em 999 NFTs. De acordo com o mesmo, o ato teve a intenção de criticar a “ganância no mundo cripto”.

Em entrevista ao site The Block, Shl0ms explicou que escolheu o carro, topo de linha da marca de luxo com um motor V10 por um motivo específico. Para ele, é “uma forte representação de pessoas se envolvendo com criptoativos simplesmente porque é uma forma de ganhar dinheiro em cima de outras pessoas o mais rápido possível.”

Sendo assim, os carros da marca italiana Lamborghini se tornaram um espécie de meme no mundo cripto como uma representação de ganhos possíveis com o investimento em ativos digitais.

“Essa tecnologia do blockchain é incrivelmente promissora, existem tantas coisas boas que poderiam ser feitas com ela, mas o que tem sido feito são coisas terríveis. É puramente extrativa, em que somente um ganha”, completou o artista.

Então, como protesto, Shl0ms anunciou seus planos nas redes sociais ainda em setembro de 2021 de “fracionar fisicamente” o carro. Dessa forma, a Organização Autônoma Descentralizada (DAO) foi criada para viabilizar o projeto ambicioso.

Por meio de uma única entidade, além de fundos gerados com outras obras de arte, conseguiram arrecadar o dinheiro para fazer a compra do Lamborghini. Assim, no dia 2 de fevereiro, Shl0ms explodiu o Lamborghini Huracan no meio do deserto.

Token de Lamborghini

No entanto, como um NFT é uma obra digital, cada peça carbonizada foi filmada em alta resolução para ser vendida no blockchain. Os tokens serão lançados amanhã (25), com 888 à venda e 111 reservados para os participantes do projeto.

O artista Shl0ms declarou entender que há ironia em vender NFT para protestar a criação de riqueza com criptomoedas. Contudo, ele planeja usar os fundos não para si e sim para criar uma DAO com uma “mentalidade mais ética’.

Em sua conta no Twitter, Shl0ms publicou um pequeno trecho da explosão, que só será divulgada por completo na sexta-feira.

A prática de explodir as coisas não é novidade para o artista, que, em 2021, se inspirou no Marcel Duchamp. Na ocasião, ele explodiu um mictório e os 150 pedaços foram filmados e vendidos como NFTs.

Com isso, Shl0ms lucrou cerca de 500 mil dólares e, ao somar com suas outras coleções de NFTs, ele já acumula cerca de 1 milhão de dólares em vendas.

O que é um NFT

Divulgação

Um NFT é uma sigla para Non Fungible Token, ou Token Não Fungível. Esses tokens são códigos registrados em um blockchain, ou livro razão digital, compartilhado e imutável. Então, como são obras digitais únicas, não podem ser reproduzidas ou vendidas por ninguém além do dono sem sua autorização.

Um trabalho artístico, itens de jogos virtuais, música e cards digitais podem ser tokens. Além disso, ativos do mundo real também podem ser tokenizados, como imóveis e carros.

Fonte: Exame

5 vezes que você usou o Teorema de Pitágoras e não se lembra

Matéria anterior

8 desenhos que não são para crianças verem ou entenderem

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos