• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

6 coisas que você não sabia que são feitas com material fecal

POR André Quincas    EM Curiosidades      07/12/15 às 14h16

Muitas coisas que usamos em nosso cotidiano levam ingredientes estranhos e nós nem fazemos ideia disso. Algumas coisas que em um primeiro momento são tidas como nocivas podem ser empregadas de forma que se obtenha um fim positivo. Lembrem-se que o veneno e o antídoto vêm da mesma cobra.

O monóxido de carbono, por exemplo, o mesmo que sai do escapamento dos carros, é injetado nas embalagens de carnes, peixes e frangos para evitar a oxidação dos alimentos. Bacteriófagos é um vírus que se reproduz em massa infecta e mata as bactérias presentes em um alimento. O esmalte confeiteiro, que reveste as jujubas e outros doces, é a secreção de um inseto Kerria Lacca, nativo da Tailândia.

Vários ingredientes são obtidos a partir das fezes de animais. Há outras situações em que fezes salvam vidas. Por isso a Fatos vai te mostrar hoje 6 coisas que levam material fecal e entre elas as situações em que as fezes são um material importante. Confira:

1- Café

anh1_1

O café mais caro do mundo vem de cocô. O Kopi Luwak (ou Café Civeta)  tem o grão processado nos intestinos do gato civeta. O civeta seleciona os grãos antes de ingeri-los, mas apenas a polpa é digerida. A semente passa intacta pelo seu sistema digestivo. Durante a digestão, as bactérias e enzimas únicas do animal tornam-se os responsáveis pela diferença de qualidade do café industrializado.

2- Papel

coco-elefante-papel-indonesia

Nem todo papel é celulose. Há um tipo de papel feito a partir das fezes de elefantes. Elas são coletadas, desinfetadas em água fervente e misturadas com polpa de milho, planta de abacaxi e outras fontes vegetais. A mistura é colocada em bandejas ao sol, para secar, e dessa forma se obtém o papel.

3- Transplante

bacteriaverde_freedigitalphotos

Alguns pacientes com problemas gastrointestinais precisam ser submetidos a transplante de fezes (terapia bacteriana). O intestino tem bactérias importantes que ajudam as pessoas a digerir alimentos e combater a infecções. O transplante fecal é um tipo de tratamento médico experimental já realizado algumas vezes nas últimas décadas a fim de curar infecções causadas por bactérias como a Clostridium difficile.

4- Preserva o oceano

Mergulhador-cocô-baleia-1

As baleias são provavelmente os únicos animais que podem fazer cocô regularmente para cima. Seu cocô flutua e, dessa forma, vai para a superfície do oceano e se espelha. Parece nojento, mas verifica-se que cocô de baleia fornece nutrição importante para o plâncton marinho e outros animais minúsculos que formam a base da ecologia do oceano.

5- Energia

30_05_2014__11_03_2555183ab7ae8470c714c1f05044daa34cbedc2_640x480

Estrume sólido pode ser queimado, e estrume líquido produz biogás, que é cerca de 60% metano, ou gás natural. Projetos estão em andamento para explorar as fontes de esterco de galinha para a energia elétrica, estrume de vaca para aquecer casas, e estrume de porco para abastecer carros.

6- Produtos para o cabelo

0c2ceb4b07b80d08f7dcd51fc7203fc6

Os cremes para hidratação capilar com argan são amplamente usados, pois apresentam resultado deixando os cabelos brilhantes e sedosos. O óleo de argan é extraído das fezes das cabras que comem a argânia (fruto das árvores de argânia). Os trabalhadores tiram as sementes que se encontram nas fezes e desenvolvem os produtos para cuidados capilares.

O que mais você conhece que tem material fecal no processo?

Próxima Matéria
Via   Terra     Mental Floss  
André Quincas
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+